Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Carolina Veríssimo
Ana Carolina Veríssimo
07 Jan, 2020 - 13:11

Reiki: tudo o que deve saber sobre esta terapia

Ana Carolina Veríssimo

O Reiki é uma terapia que reequilibra as suas energias. Pode ser praticado por qualquer pessoa e é benéfico para a saúde. Descubra os benefícios do Reiki.

Tratamento de reiki

Chama-se Reiki e significa Energia Universal. É uma terapia japonesa, criada pelo monge budista Mikao Usui. Defende um método de cura natural, que ajuda as pessoas a alcançar o equilíbrio e a revitalizar o corpo, através do alinhamento de energias.

Cada pessoa tem 7 chakras, que são centros onde circula a sua energia. Devido ao stress e ao desgaste diário, a energia fica saturada. Cabe ao Reiki renová-las, potenciando uma sensação de bem-estar.

É uma terapia alternativa reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns hospitais portugueses aplicam esta técnica na área dos cuidados paliativos.

É o caso do Hospital de São João, no Porto, onde esta terapia é utilizada em pacientes oncológicos e de ambulatório, em conjunto com a medicina tradicional. Em Lisboa, o Instituto Português de Oncologia (IPO) e o Hospital Garcia de Orta também aderiram à prática do Reiki. O objetivo é, em qualquer dos casos, reduzir os efeitos agressivos da quimioterapia.

Reiki: perguntas e respostas

Terapia de reiki

A quem se destina o reiki?

O Reiki é aconselhável a quem:

  • Tenha problemas a nível emocional e/ou a nível físico;
  • Pretenda encontrar equilíbrio;
  • Esteja preocupado com a sua saúde.

Como actua o reiki?

As sessões podem durar entre 30 a 60 minutos, consoante o paciente, e são feitas com este sentado ou deitado, mas sempre com a roupa vestida.

O terapeuta, ao passar as mãos em várias partes do corpo do paciente, canaliza a sua energia para pontos energéticos críticos, levando-o a um estado de relaxamento profundo.

O praticante nunca pressiona o corpo do paciente e, quando o faz, atua sobretudo em locais onde existe dor.

Benefícios do reiki

O Reiki trata a mente, o corpo e a consciência humana como um todo. Traz vantagens a nível físico e emocional, permitindo:

  • Melhorar o cansaço e a depressão;
  • Reduzir os efeitos secundários dos medicamentos (ex: quimioterapia);
  • Estimular o sistema imunitário, ao aumentar as defesas do corpo;
  • Diminuir a ansiedade antes de uma cirurgia;
  • Eliminar mais rapidamente as toxinas presentes na anestesia e em outros medicamentos;
  • Desenvolver a capacidade de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica.

Quem pode praticar?

Qualquer pessoa pode praticar Reiki, porque, sendo uma terapia complementar, trabalha apenas no campo da bioenergia e não exige conhecimentos de medicina.

Para aprender a técnica é necessário completar 3 a 4 níveis diferentes. Mas, para quem a quiser aplicar apenas a si próprio, bastará o primeiro nível.

O Reiki obedece a 5 princípios (五戒- Gokai), que ajudam os praticantes a chegar a um estado de felicidade e equilíbrio energético para uma prática em pleno. Todos os princípios começam por ‘Só por hoje’ (今日たけは – Kyo dake wa), para que o paciente se concentre apenas no presente. Estes são os 5 princípios:

  • 怒るな – Ikaruna – Sou calmo;
  • 心配すな – Shinpaisuna – Confio;
  • 感謝して – Kanshashite – Sou grato;
  • 業をはけめ – Gyo wo hageme – Trabalho arduamente;
  • 人に親切に – Hito ni shinsetsu ni – Sou bondoso.
Chá calmante: escolha um para melhorar o dia a dia
Não perca Chá calmante: escolha um para melhorar o dia a dia

Onde pode praticar?

Pode marcar uma consulta de Reiki em qualquer gabinete de bem-estar e/ou hospital, que pratique esta terapia. Os preços das consultas variam entre 30 e os 50 euros. Mas peça sempre uma avaliação prévia.

No entanto, existem muitos workshops e cursos para iniciantes, onde pode aprender Reiki.  Ao aprender o 1.º nível, fica apto para fazer o tratamento a si mesmo.

E não se esqueça de que há muitos mitos e verdades em torno do reiki. Não estamos perante nenhuma religião, nem de nenhuma cura milagrosa para qualquer problema de saúde de maior ou menor gravidade.

Estamos sim perante uma abordagem holística do bem-estar de cada um, sendo que os efeitos que o reiki proporciona também estão directamente ligados ao que cada indivíduo deseja retirar desta prática.

Veja também