Share the post "Renault 4 está de volta em versão elétrica. Veja as primeiras imagens"
O Renault 4 de 1961 revolucionou o mercado automóvel e tornou-se emblemático. Foi o primeiro automóvel familiar da Renault com motor dianteiro, sem túnel de transmissão e com piso plano.
Tornou-se o automóvel por excelência, espaçoso e cheio de recursos, para circular nas cidades e no campo, nos dias úteis e nos fins-de-semana, no trabalho e nas férias.
Era um automóvel para o seu tempo e lugar, e enquadrava-se perfeitamente numa sociedade em evolução.
O sucesso foi imediato: tornou-se o automóvel de eleição em mais de 100 países e a Renault acabou por produzir mais de 8 milhões de Renault 4.
Renault 4 E-Tech 100% elétrico: regresso de um ícone
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico é tão polivalente como o seu antecessor. E, tal como ele, adequado à sua época: é totalmente elétrico, cativante e atual. Com 4,14 metros de comprimento, é o companheiro do segmento B perfeito para o Renault 5 E-Tech 100% elétrico, com 3,92 metros de comprimento.
Utiliza a mesma plataforma AmpR Small, a base concebida para assegurar um espaço interior de excelência, uma agilidade e um conforto sem compromissos. O Renault 4 E-Tech 100% elétrico chegará aos concessionários em 2025.
Pormenores marcantes
A apresentação oficial será a 14 de outubro, durante o Salão Automóvel de Paris, mas a Renault já revelou algumas imagens do seu design exterior, assim como divulgou alguns pormenores que captam o carisma deste modelo.
Grelha: A grelha oblonga apresenta um rebordo iluminado preciso e contínuo que envolve os faróis redondos de LED situados nas duas extremidades. O Renault 4 E-Tech 100% elétrico é o primeiro automóvel da Renault a apresentar um emblema retro iluminado no centro da dianteira, que recorda imediatamente o seu antecessor dos anos 60, mas agora com uma aura ainda mais tecnológica, moderna e original.
Logótipo 4: O nome do automóvel é representado por um emblemático 4 com um brilho suave na porta da bagageira.
Luzes traseiras: Muitos ainda se lembram dos farolins traseiros, em forma de cápsula, dividida em três partes do 4L. Continuam a existir e a manter-se na vertical, mas com tecnologia atual e uma estética contemporânea. Sublinham a personalidade própria do Renault 4 E-Tech 100% elétrico e o contorno preto brilhante confere-lhes um toque acrescido de sofisticação.
Quarto de janela: O Renault 4 E-Tech 100% elétrico mantém a sua imagem de marca, as terceiras janelas trapezoidais posicionadas precisamente por cima das rodas traseiras – uma das marcas do Renault 4 original, imediatamente reconhecível – prolongando as superfícies vidradas laterais.
Escultura das soleiras das portas: Lembrando a proteção plástica das gerações posteriores do 4L, o Renault 4 E-Tech 100% elétrico apresenta, nas laterais, três linhas paralelas esculpidas que se estendem a partir da carroçaria.
Asas: Um autocolante que se estende desde os lados do para-brisas, até às cavas das rodas, faz lembrar os caraterísticos guarda-lamas dianteiros do Renault 4 original.
Spoiler: A referência à forma do tejadilho do Renault 4 original é incontornável. O spoiler na extremidade do tejadilho dá um toque vibrante à silhueta do automóvel.
Porta da bagageira: O ângulo da porta da bagageira, que termina numa soleira de carga extremamente baixa, é uma das caraterísticas do Renault 4 E-Tech 100% elétrico.
Para-choques: Os para-choques cromados e os amortecedores de borracha dos anos 60 desapareceram, mas os para-choques dianteiro e traseiro vêm com proteções verticais, numa homenagem ao Renault 4 original.
Teto retrátil em tecido: Em algumas versões do Renault 4 E-Tech 100% elétrico, tal como em algumas das suas versões originais homónimas, é possível viajar com os cabelos ao vento. O tejadilho em tecido abre-se e a sensação de liberdade é inigualável.
Sucesso fulgurante
No final dos anos 50, alguns automóveis faziam sucesso na Europa e no mundo. Era o caso do 2CV e do Renault 4CV, também designado por Joaninha. A Renault queria substituir o 4CV, mas tinha como objetivo continuar a marcar o sucesso com o seu sucessor.
Pierre Dreyfus, então presidente da Renault, reuniu os melhores técnicos e traçou as linhas do que seria o novo automóvel da marca. Este teria de cumprir algumas premissas: ser simples, moderno, barato e funcional.
Para além disso, a motorização não deveria ultrapassar os 600 cc e os 20 cv e, acima de tudo, o novo modelo teria de dar resposta a tudo e todos. Ou seja, seria tão eficaz na cidade como no campo. Mais ainda: seria capaz de transportar famílias e ser eficiente no dia-a-dia de trabalho, nos mais diferentes setores.
Assim, definida a estratégia, os técnicos da Renault trabalham afincadamente e apresentaram o 4L, também conhecido como R4, em 1961.
Após a realização de mais de milhão e meio de quilómetros e testes, que aferiram as capacidades do novo citadino, a produção arrancou em Maio de 1961.
Ao contrário do 4CV, este tinha motor e tração à frente e adotava chassis plataforma, que tornava mais acessível o compartimento para bagagens e suspensão, independente às quatro rodas, com amortecedores colocados em posição vertical e barras de torção em ambos os eixos.
O sucesso foi retumbante. O Renault 4L conquistou o público e impôs-se nos mercados, nomeadamente em Portugal onde era visto um pouco por todo o lado, tal o nível de vendas que atingiu.
Refira-se que o Renault 4L foi fabricado em 26 fábricas em todo o mundo. Desde Trinidade e Tobago ao Chile, passando pela Eslovénia, Costa do Marfim, Madagáscar, Marrocos e ainda o Zaire.
Com ele a Renault viveu uma época de ouro. Durante 33 anos soube potenciar um produto que atualmente ainda desperta curiosidade e a união de automobilistas. E agora está de volta.