(function(m,a,i,l,e,r){ m['MailerLiteObject']=e;function f(){ var c={ a:arguments,q:[]};var r=this.push(c);return "number"!=typeof r?r:f.bind(c.q);} f.q=f.q||[];m[e]=m[e]||f.bind(f.q);m[e].q=m[e].q||f.q;r=a.createElement(i); var _=a.getElementsByTagName(i)[0];r.async=1;r.src=l+'?v'+(~~(new Date().getTime()/1000000)); _.parentNode.insertBefore(r,_);})(window, document, 'script', 'https://static.mailerlite.com/js/universal.js', 'ml'); var ml_account = ml('accounts', '957650', 'e0g7p4y6a7', 'load');
Miguel Pinto
Miguel Pinto
06 Nov, 2024 - 21:00

Renault Rafale 4×4: são 300 cv e uma excitante versão Alpine

Miguel Pinto

O Rafale E-Tech 4×4 300 cv apresenta um novo motor híbrido plug-in E-Tech de 300 cavalos. Inspirado num avião, agarra-se como ninguém ao solo.

Novo Rafale E-Tech 4x4 300 cv

Já tínhamos falado deste Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid. Aliás, já tínhamos estado perto dele, mesmo junto ao histórico avião que lhe serviu de inspiração, o Caudron-Renault Rafale.

A verdade é que estamos perante um automóvel que se posiciona numa classe à parte, com tecnologias e grupos propulsores ímpares, reforçando a subida de patamar da Renault nos segmentos C e D.

A peça central deste automóvel de elevado desempenho é o novo grupo propulsor E-Tech 4×4 de 300 cv plug-in hybrid, desenvolvido especificamente para este modelo.

Este grupo propulsor distingue-se pelo desempenho (de 80 a 120 km/h em 4 segundos) e pela eficácia, graças ao funcionamento otimizado dos quatro motores, um térmico e três elétricos.

O Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid tem uma autonomia de até 1.000 km, com um consumo WLTP ao melhor nível, mesmo com a bateria descarregada (0,5 litros/100 km em ciclo combinado e 5,8 litros/100 km com a bateria totalmente descarregada).

Estes valores, diz a marca francesa, são os melhores do segmento, permitindo-lhe usufruir das vantagens da tecnologia híbrida plug-in, sem constrangimentos. Para a condução quotidiana, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid também pode funcionar como um automóvel totalmente elétrico, com uma autonomia de até 105 quilómetros.

Em alternativa, pode funcionar em modo full hybrid, no qual o automóvel pode tirar partido do reconhecido rendimento da tecnologia E-Tech. A bateria tem uma capacidade substancial de 22 kWh.

Pode ser carregada a partir de uma tomada ou de um ponto de carregamento, bem como quando o automóvel está em circulação, através da função de travagem regenerativa.

Rafale E-Tech 4×4 300 cv: nova versão Alpine

Para além do novo grupo propulsor, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid ganha uma nova versão atelier Alpine, com jantes específicas de 21 polegadas e possibilidade de escolha da carroçaria na cor exclusiva azul cume acetinado, em opção.

Este modelo dispõe, ainda, de um sistema de controlo do chassis e de agilidade desenvolvido pelos engenheiros da Alpine Cars, bem como de uma suspensão inteligente auto-ajustável com uma câmara de controlo preditivo.

Associadas à tração integral e à direção às quatro rodas, estas caraterísticas somam-se a uma configuração técnica única entre as marcas generalistas, fundindo potência, agilidade e performances inigualáveis. Sem esquecer o conforto e o bem-estar que fazem sempre parte de um automóvel concebido pela Renault.

Novo Renault 4 E-Tech
Veja também Renault 4 está de volta: vénia ao passado, com os olhos no futuro

Tração inteligente para maior segurança e dinamismo

Como já referimos, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv dispõe de um sistema de tração às 4 rodas que está permanentemente ativo. A tração por cada eixo é gerida, automaticamente, pelo sistema E-Tech, em função das condições de condução e do modo de condução selecionado, através das configurações MULTI-SENSE.

A distribuição do binário pode variar, instantaneamente, entre 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) e 100% nas rodas traseiras (tração traseira). Regra geral, a tração dianteira é preferível até aos 70 km/h e a tração traseira acima disso.

Traseira do Rafale E-Tech 4x4 300 cv

Condução híbrida preditiva

Esta função maximiza a utilização da energia elétrica durante a viagem. Os dados do mapa conectado, como a topografia da estrada nos próximos sete quilómetros (ou o percurso mais provável se não for registado um destino), fornecem informações antecipadas ao sistema de gestão da bateria para que a energia do motor elétrico seja utilizada sempre que possível.

Um relatório de condução está disponível, sob a forma de um histograma, que detalha o consumo e a distância percorrida em modo 100% elétrico.

Construído na fábrica de Palência, em Espanha, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid chega aos concessionários Renault em Portugal já este mês novembro.

Está disponível a partir de 50.000€ (P.V.P.R.) na versão esprit Alpine. Já a versão atelier Alpine, está disponível a partir de 59.500€ (P.V.P.R.).

Veja também
const urlsource = document.getElementsByClassName("OUTBRAIN"); var url = window.location.href; urlsource[0].setAttribute("data-src", url);