Ekonomista
Ekonomista
18 Nov, 2022 - 11:26

Mondim de Basto: viagem aos domínios da Senhora da Graça

Ekonomista

O Santuário da Nossa Senhora da Graça olha do alto para os domínios de Mondim de Basto. Um mundo fantástico que se conquista a pulso.

Senhora da Graça em Mondim de Basto

Poisada na margem esquerda do Rio Tâmega, na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, Mondim de Basto é uma pequena vila e sede de município de origens remotas que o fará viajar no tempo por entre a natureza.

Estendida pela encosta do bonito e verdejante Monte Farinha, a vila é encimada pelo Santuário de Nossa Senhora da Graça, situado a mais de 900 metros de altitude, de onde se tem uma vista de cortar respiração para várias serras a norte do rio Douro.

Aliás, esta é tradicionalmente uma das mais difíceis etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, com os atletas a serem obrigados a um esforço desmedido para chegar ao cimo em primeiro lugar. Subir à Senhora da Graça é já um clássico e muitas vezes ali se resolveu a prova rainha do calendário ciclista nacional.

Espreite o roteiro que aqui propomos para explorar Mondim de Basto e comece já a fazer os seus planos.

Um roteiro por Mondim de Basto: 3 sugestões imperdíveis

O concelho de Mondim de Basto, no Norte de Portugal, é não só um lugar de uma imensa beleza natural, mas também de incontestável riqueza histórica, onde, nos montes e monumentos, repousam lendas centenárias.

Espaços como a românica Igreja Matriz, as capelas do Senhor, os solares, as casas senhoriais e os pequenos palacetes são prova do fervor religioso dos habitantes de Mondim de Basto e da importância económica da região. Hoje, propomos-lhe um roteiro que combina património histórico e religioso, natureza e adrenalina.

1

Santuário da Nossa Senhora da Graça

Uma vez em Mondim de Basto, comece por visitar o Santuário de Nossa Senhora da Graça, situado a cerca de 13 quilómetros do centro da vila, no cimo do Monte Farinha. Consta que a primeira capela com o título de Senhora da Graça terá sido aí construída no século XVI, sendo que a estrutura actual, em granito da região, data do século XVIII.

Aqui, no topo do monte com quase 1000 metros de altitude, onde História e natureza se entrelaçam, a vista sobre a região é de uma beleza estonteante. Se à procura de uma experiência com tradição, visite o santuário durante as festividades em honra de Nossa Senhora da Graça, no primeiro Domingo de Setembro, quando aqui se reúne uma das mais populares procissões da região.

2

Parque Natural do Alvão

Situado na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, abrangendo territórios pertencentes aos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real, o Parque Natural do Alvão é uma zona essencialmente granítica, com algumas manchas de xisto, onde habitam diversas espécies de fauna e flora e são várias as linhas de água encaixadas.

Vista da cascata das fisgas de ermelo
As Fisgas do Ernelo são uma das maiores quedas de água na Europa
3

Fisgas do Ermelo

A não perder uma vez no parque é, sem dúvida, a queda de água das Fisgas do Ermelo, que circunda as cascatas do rio Olo, e o belíssimo trilho de 12,5 quilómetros que por aqui passa.

São uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros, assentes em rochas quartzíticas com aproximadamente 480 milhões de anos.

Foi a fracturação destas rochas duras que permitiu que o Rio Olo nelas se tenha “enfisgado”, dando origem ao nome popular pelo qual é conhecida a mais bela cascata do território continental português.

É um local que possui um elevado valor científico, didático e patrimonial, tendo associada uma notável vocação turística, na vertente Turismo de Natureza.

A presença de marcas fósseis nestas rochas, deixadas por organismos marinhos já extintos, podem também ser vistas como uma espécie de “ilustração” de tempos distantes, em que a vida só existia no mar, por contraponto à biodiversidade excecional conhecida atualmente nesta área protegida.

3

Aldeia de Travassos

A Aldeia de Travassos integra a Rede Nacional das “Aldeias de Portugal”. Com uma localização privilegiada, dada a sua proximidade ao Parque Natural do Alvão, oferece inúmeros motivos de visita: as casas de granito, o fontanário, os espigueiros, as alminhas, o lavadouro público, envolvem o turista num ambiente de verdadeira ruralidade.

Veja também