Miguel Pinto
Miguel Pinto
27 Nov, 2024 - 11:30

Sarajevo: a cidade mártir que renasceu para o turismo

Miguel Pinto

A capital da Bósnia ficou tristemente célebre durante a sangrenta guerra dos Balcãs. Mas Sarajevo renasceu das cinzas. Não perca.

Ponte de Sarajevo

Sarajevo é a capital da Bósnia-Herzegovina. Foi martirizada pela guerra que assolou os Balcãs, mas soube reerguer-se das cinzas e transformar-se num cidade vibrante e que merece um visita detalhada.

Entalhada entre montanhas impressionantes, e que fazem a beleza natural da região, a verdade é que Sarajevo é uma caixinha de surpresas a cada esquina. É verdade que a devastação causada pelos obuses da guerra não foi esquecida.

Os naturais da cidade, em especial as gerações mais velhas, ainda sentem um aperto no coração quando recordam os terríveis tempos passados sob a incerteza de se estar vivo mais um dia. Mas Sarajevo soube dar a volta e acolhe toda a gente de braços abertos. E vale bem a pena uma visita

Sarajevo: da guerra até à paz duradoura

Como já referimos, a realidade da guerra e do infame cerco de Sarajevo, nos anos de 1990, estão ainda presentes na memória de muitos. Em 1996, com o fim da guerra, a capital estava destruída. Mais de 60% dos prédios encontravam-se destruídos e as marcas de morte e de fuga estavam presentes um pouco por todo o lado.

Aos poucos a cidade foi-se levantando do chão, assumindo o turismo como uma das alavancas para o desejado progresso económico, gerador de emprego. E Sarajevo conta com muitos pontos de elevado interesse turístico para visitar.

Entre eles, encontra-se a beleza natural de alguns espaços, museus, arquitetura religiosa ou histórica e monumentos. O passado até pode ser sangrento, mas agora Sarajevo é um lugar seguro, hospitaleiro e que espera por todos os visitantes.

O que ver em Sarajevo

1

Centro histórico

A Baščaršija é o centro histórico e cultural da cidade, banhado pelo rio Miljacka, que cruza a cidade. Por aqui, pode encontrar um pouco de tudo, desde mesquitas a cafés, passando por muito artesanato.

Há ainda a famosa Praça dos Pombos, de passagem obrigatória. Não faltam aves para serem admiradas por turistas e locais.

2

Museus

Como já dissemos, Sarajevo é uma cidade ainda muito marcada e lembrada pelo seu passado de guerra. Por isso, não surpreende que alguns dos seus museus mais importantes se debrucem sobre essa temática.

O War Childhood Museum, por exemplo, reúne relatos de jovens que cresceram durante esse período. Já a Galerija 11/07/95 expõe as fotos do terrível genocídio de Srebrenica, em que mais de 8 mil pessoas foram mortas.

Há ainda tours pela cidade que percorrem os locais e as marcas da guerra ou que recordam episódios importantes da história do país, como o assassinato do arquiduque austro-húngaro Franz Ferdinand. Este episódio foi o detonador da Primeira Guerra Mundial.

A cidade em si é também um bom mostruário da influência otomana e do domínio austro-húngaro, nomeadamente nas suas construções e prédios mais antigos. Entre os museus locais mais procurados, estão, seguramente:

  • War Childhood Museum;
  • Galerija 11/07/95;
  • Museu Judaico da Bósnia Herzegovina;
  • Museu dos Crimes Contra a Humanidade e do Genocídio 1992-1995;
  • Museu de História da Bósnia Herzegovina.
3

Espaços religiosos e históricos

Conhecida como a “Jerusalém da Europa”, esta cidade é conhecida pela sua diversidade religiosa. Portanto, além de comunidades de ortodoxos e católicos, há também muitos judeus, mas 50% da população é muçulmana.

Por isso, bem no centro da capital, coexistem uma mesquita, uma sinagoga, uma igreja católica e uma igreja ortodoxa. Uma autêntica Babel religiosa que é sempre uma grande atração para os turistas.

Entre os espaços religiosos mais procurados pelos visitantes, está o Mosteiro Franciscano do Espírito Santo, em Fojnica. Mas não faltam igrejas que, tendo tempo, devem ser admiradas::

  • Catedral do Sagrado Coração;
  • Igreja dos Arcanjos Miguel e Gabriel;
  • Catedral Ortodoxa Sérvia;
  • Katedrala;
  • Igreja de Santo António de Pádua;
  • Igreja de São José.

Também existem várias mesquitas. Entre as mais belas estão a Gazi Husrev-beg (em memória de um rei otomano), Alipasina e a Mesquita do Imperador.

Túnel de Sarajevo
O agora famoso Túnel de Sarajevo, construído durante a guerra dos Balcãs
4

Arquitetura

Como já fomos explicando, Sarajevo apresenta muitas influências otomanas, nomeadamente nos seus edifícios. Além disso, alguns dos prédios ainda evidenciam as marcas da guerra. Tudo isto carateriza e define o património arquitetónico da cidade.

No campo da arquitetura não religiosa, há espaços emblemáticos que não podem deixar de fazer parte de qualquer roteiro.

  • Câmara de Sarajevo;
  • Correios de Sarajevo(edifício imponente e muito belo);
  • Parque Olímpico (pista de treinos de gelo criada para os jogos de inverno);
  • Fortaleza Amarela (estrutura defensiva encantadora que permite contemplar uma paisagem deslumbrante);
  • Torre Avaz Twist (um edifício luxuoso e imponente);
  • Pontes Latin Bridge e Bridge Festina Lente (pontos turísticos frequentemente recomendados. Bem distintos, mas ambos únicos à sua maneira).
5

Absolutamente a não perder

É impossível, mesmo com toda a beleza da cidade, andar por Sarajevo e não dar de caras com algo que recorde a sangrenta guerra que a dizimou nos finais do século XX. Assim, não perca alguns dos espaços criados e mantidos para que a história não se repita, nem se esqueça.

  • O Sarajevo War Tunnel é um túnel de guerra, espaço que todo o visitante deve aproveitar para visitar. Também conhecido como Túnel Spasa e Túnel da Esperança, foi túnel construído entre março e junho de 1993, durante o Cerco de Sarajevo no meio da Guerra da Bósnia. Ligava os bairros de Dobrinja e Butmir e foi importantíssimo para que chegassem provisões à população e armas ao exército.
  • No Parque de Veliki está o Memorial das Crianças Mortas no Cerco a Sarajevo, um monumento dedicado à memória dos inocentes que morreram numa guerra sem sentido.

Sarajevo: mais atividades na cidade

Para além dos marcos históricos, existem algumas atividades fascinantes em Sarajevo. Além de passear pelo centro pé, ou passear de bicicleta, é possível, por exemplo, sobrevoar a cidade num voo turístico.

E por que não passear na Ferhadija, a mais famosa artéria pedestre da cidade? É uma rua emblemática que se torna obrigatória para qualquer visitante da cidade.

Se é amante de ski, e desportos de inverno em geral, experimente também uma visita ao Monte Bjelasnica Jahorina!

Entre todas as atividades, pode (e deve) ir tomar um café. Mas não é um café qualquer… Nesta cidade, há uma verdadeira cultura dos cafés e do café (kafa). O bosanska kahva é, ainda, uma herança otomana, muito apreciada pelos locais.

Trata-se de um café espesso e forte, servido numa espécie de pequena jarra (džezva), com o pó no fundo. Depois, é só sentar-se num banco baixo numa calçada e tomar o seu café numa pequena chávena de cerâmica sem alças.

Câmara de sarajevo
O espetacular edifício da Câmara de Sarajevo

Amantes da Natureza

Sarajevo está construída num vale rodeado por colinas, o que lhe dá um ar acolhedor, permitindo um contacto direto com a natureza. Trata-se de uma área de lazer muito procurada, adornada por imponentes pinheiros.

Visite as colinas e suba a pé até o Yellow Bastion (Žuta tabija), a White Fortress (Bijela tabija) e a Avaz Tower, áreas residenciais icónicas de onde pode ver o melhor pôr do sol.

Quem visita a região e é um amante da Natureza, não pode também perder a oportunidade de visitar, o Sunnyland Sarajevo, os parques Mejdan e Igman ou o zoo local.

As Grutas de Bijambare, escondidas nas densas áreas florestais, são encantadoras, tal como as Fontes Termais de Bosna (que deram origem ao nome do país).

Onde comer

E não há passeio sem manter o corpo bem hidratado e alimentado. Carne, legumes, ensopados, temperos, pães deliciosos, doces, não falta nada à gastronomia dos Balcãs.

Não deixe de provar os bureks (folhados amanteigados e recheado com queijo, espinafre ou carne), as mussacas (algo parecido com uma lasanha de beringela) e os cozidos locais (carne com tomate, cebola, cenoura, tomate e outros legumes e molho).

As refeições costumam ser acompanhadas de um pão delicioso. Existe, também, o cevapi, uma espécie de salsicha de carne moída e servida com cebola e kajmak. É, ainda, costume servirem legumes recheados com carne.

No que toca à doçaria, evidencia muitas influências turcas. A tufahija é uma maçã cozida recheada com nozes e chantilly. A baclava é um folhado feito com uma pasta de nozes trituradas e banhado em mel.

Para “empurrar” os salgados e os doces, nada como experimentar as cervejas locais, como a Sarajevska, e a Rakija, um destilado feito a partir de ameixa e outras frutas.

Onde dormir

Existem em Sarajevo algumas opções de excelência que são ideais para quem não abdica de se mimar com o que de melhor o universo da hotelaria tem para oferecer. É só uma questão de procurar e adequar à sua carteira. Boa viagem!

Veja também