Catarina Reis
Catarina Reis
25 Mai, 2022 - 18:05

Tecnologias do Futuro – os empregos de amanhã

Catarina Reis

O conhecimento nunca evoluiu tão rápido como nos dias de hoje. Saiba como as tecnologias do futuro alimentam a evolução das profissões.

mulheres tecnologia

As tecnologias do futuro já têm um grande impacto na forma como se vive e trabalha. Há profissões que deixaram de existir, outras que se atualizaram.

E amanhã, quais serão os sectores profissionais mais valorizados? Como pode projetar a sua carreira para que seja necessário à sociedade nos próximos anos? Vamos conhecer os empregos mais requisitados nas diversas áreas, bem como os perfis dos profissionais.

Tecnologias do futuro – empregos de amanhã: Quais serão?

programador a trabalhar com dois ecrãs

Informática / tecnologias de informação

Programadores

É algo que já está a acontecer – existe uma grande procura por programadores da área de tecnologias de informação. Desde sistemas de pagamento, empresas de marketing, retalho, agências de turismo, instituições bancárias… As empresas precisam de uma grande mão de obra de programadores informáticos, como app developers e administradores de sistemas informáticos. Os perfis mais procurados deste tipo de profissionais passam sobretudo por uma grande capacidade para contornar problemas.

Seguranças Informáticos

A segurança informática assume neste momento da História uma importância vital, num momento em que se travam autênticas guerras cibernéticas um pouco por todo o mundo. Dados de grandes empresas são alvos diários de tentativas de violação de dados. Por outro lado, alguns ataques parecem ter intenções positivas para a sociedade, ao desmascarar casos de grandes fraudes. 

Sendo assim, é fácil prever que estamos perante um novo terreno fértil para que justiça se faça sentir e ouvir. É mesmo urgente que existam leis que cubram de forma e eficaz todo o mundo da segurança informática.

Desta forma, todos os profissionais que se encaixem no perfil de analisar riscos, corrigir erros e que contribuam para a troca segura de informações serão altamente valorizados, e os advogados de segurança informática surgem na linha da frente desta nova ordem.

Ecologia/ energias renováveis

Gestores de plataformas de produção de energia

Um dos grandes problemas que a Humanidade enfrentará nos próximos anos é a gestão de todo o lixo que é produzido.

As tecnologias do futuro deverão contribuir para a destruição, o armazenamento ou o reaproveitamento dos desperdícios. Inclusive, espera-se que uma das profissões emergentes no futuro seja a de “designer de lixo”: alguém dedicado a desenhar soluções ecológicas, estéticas e eficientes de gestão dos desperdícios.

À medida que fontes alternativas de energia renováveis (eólica, geotermal, energia do hidrogénio, entre outras) se democratizem, novos empregos serão criados.

Mecânicos e gestores de plataformas de produção de energia, engenheiros e mesmo marketeers e comerciais habilitados a promover e vender estas formas alternativas serão necessários às empresas no futuro.

Transição Redes Sociais/ Metaverso

Gestor de Redes Sociais

Estão previstas enormes mudanças na forma como as pessoas e as marcas comunicam. As tecnologias do futuro trarão novas plataformas de interação social que permitirão chegar aos clientes de forma cada vez mais personalizada. As vantagens de fazer uma gestão eficaz das redes sociais será tanta que as empresas irão valorizar os colaboradores que gerem profissionalmente estas redes.

Criadores de conteúdos para o metaverso e mundos virtuais

Está anunciada e em curso a próxima revolução nas redes sociais – trata-se da integração e evolução das redes sociais para o mundo virtual, concretamente o metaverso. O metaverso é o mundo virtual que faz uma réplica da realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual partilhado, uma junção entre “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.

Novas tecnologias

Engenheiros de Nanotecnologia

A Nanotecnologia é uma prática tecnológica que se dedica a criar produtos e processos numa escala muito reduzida, através manipulação de átomos e moléculas para assim serem criados novos materiais.

A nanotecnologia pode ser utilizada em diferentes áreas como, a medicina, a física, a química, a biologia, ou em engenharia. De um modo geral permite que seja alcançado um grau elevado de inovação tecnológica em diversos produtos, como a utilização de nano fertilizantes por parte dos agricultores.

Aplica-se ainda em situações como a criação de partículas invisíveis que combatem as células cancerígenas, microprocessadores mais rápidos que consomem menos energia, baterias 10 vezes mais duráveis ou painéis solares que rendem o dobro. 

Sendo uma atividade muito recente, praticamente nova, estima-se que a procura por profissionais desta área cresça exponencialmente.

Profissionais da indústria dos transportes especializados em Smart Cities

A otimização da comunicação e da mobilidade nos centros urbanos será um tema premente no futuro. O excesso de tráfego e a escassez de tempo farão com que seja necessário usar uma multiplicidade de opções de transporte, e de alternar entre elas de forma rápida e sem perdas de informação.

O carro (em sistema “carsharing”, claro) estará ligado ao seu computador pessoal, à sua bicicleta, ao seu telemóvel e a toda a rede de transportes da cidade. Isto abrirá portas a profissionais da indústria dos transportes, do design, do desenvolvimento de aplicativos informáticos, e a todos aqueles que pensam soluções de segurança para as pessoas e empresas.

Veja também