10 dicas para poupar nas compras

Aprenda a poupar nas compras e acredite que tal se vai reflectir no orçamento familiar. Poupar é uma ferramenta fundamental na gestão do orçamento.

10 dicas para poupar nas compras
Saiba como pode poupar numa ida às compras
  • Poupar nas compras é possível, basta saber alguns truques

A crise deve ser o termo mais utilizado nos últimos tempos. Desde que o país entrou em crise, que muitas têm sido as tentativas das famílias apostarem na poupança. Um das melhores formas de poupar, é sem dúvida nas compras. Como? Leia este artigo até ao fim e descubra os melhores truques para poupar nas compras.
 
 

10 conselhos úteis para poupar nas compras

 

1. Defina o seu orçamento

Uma das dicas para poupar dinheiro é conseguir avaliar primeiro o seu orçamento. Não vá ao supermercado sem fazer contas primeiro e perceber até quanto poderá gastar. Os cartões de débito e crédito são, muitas vezes, inimigos desta gestão. Controle as contas e estabeleça um limite.
 
 

2. Leve sempre uma lista de compras

Não saia de casa sem a lista de compras feita. Verifique bem o que está em falta e escreva tudo num papel. Quando chegar ao supermercado vai perceber que tudo o que quiser trazer para além da lista é excessivo e provavelmente não fará falta.
 
 

3. Não vá ao supermercado de barriga vazia

Uma das coisas proibidas é ir ao supermercado com fome. Se fizer compras de barriga vazia, vai-lhe apetecer comprar tudo e vai acabar por gastar mais dinheiro com coisas que eventualmente não precisaria.
 
 

4. Aproveite os saldos

Esteja atento e aproveite os saldos. Há muitos produtos, principalmente a roupa, que vale a pena comprar em saldos!
 
 

5. Aproveite os cupões/promoções

Com a crise, a febre dos cupões e das promoções ganhou terreno. Hoje em dia já todos os sítios têm promoções constantes ou cupões que dão descontos. Esteja atento e não deixe passar estas oportunidades.
 

6. Compre marca branca

As marcas brancas já não são o que eram. Actualmente, há marcas brancas de grande qualidade e substancialmente mais baratas. Experimente.
 
 

7. Armazene

Utilize o congelador e armazene a comida. Evita ir tantas vezes ao supermercado e cair na tentação de trazer coisas que se calhar não vai precisar.
 
 

8. Leve os sacos de casa

Se fizer compras em sítios onde os sacos são pagos, leve-os de casa. É um custo desnecessário e uma forma de poupar nas compras.
 
 

9. Confira os talões 

Confira sempre os talões. Muitas vezes há enganos e determinados produtos podem ser registados duas ou mais vezes. É importante que não deixe passar estas coisas.
 
 

10. Vá somando os artigos

É algo que dá trabalho mas é muito útil. Se for somando os valores dos artigos que mete no carrinho, vá tendo uma noção do valor total da conta. É uma ferramenta fundamental para controlar custos.
 
Veja também: