4 dicas para prolongar a vida do motor do carro

Saiba como prolongar a vida do motor do seu carro. A tarefa é bastante fácil e ainda poupa dinheiro. Quando gostamos queremos que esteja por perto durante muito tempo.

4 dicas para prolongar a vida do motor do carro
Saiba como manter o seu carro a rolar na estrada durante mais tempo

Todos os aficionados do mundo automóvel têm uma relação muito próxima com o seu carro e quando chega a hora da partida a tristeza é o sentimento dominante. As razões podem ser muitas para se trocar de carro: o seu tempo pode ter chegado ao seu fim, depois de todas as alegrias que foram passadas e também alguns momentos piores, a família está a crescer e é necessário um carro maior, está na hora de poupar algum dinheiro e optar por um carro mais económico ou até o oposto, se procura alguma adrenalina ao volante.

Se quiser que o seu carro dure mais alguns anos, deve cuidá-lo muito bem de forma a que a vida do motor se prolongue por anos e anos. Siga alguns conselhos para manter o coração do carro em funcionamento sem haver necessidade de um transplante.

 

Mudanças de óleo na quilometragem indicada

Fazer a manutenção básica é essencial para que a vida do motor não fique aquém das suas expectativas. Uma boa lubrificação permite que todo o sistema trabalhe na perfeição, nas um pequeno descuido pode ditar a morte do motor.

 

Arranques a frio

Para um bom funcionamento deixe que o motor aqueça, desta forma permite que todos os componentes estão bem lubrificados e a uma temperatura ideal para poder levar o ponteiro das rotações ao vermelho. A vida do motor do carro funciona como a nossa. Quando fazemos exercício é necessário fazer um bom aquecimento para evitar lesões e fazer com que as nossas prestações sejam melhores.

 

Condução cuidada

A grande maioria dos carros que compõem o parque automóvel português não foram projetados para competição. Desta forma evite castigar o seu carro já que a vida do motor não será tão longa quanto esperará. Se tiver uma condução mais tranquila - o ponteiro das rotações deve oscilar entre as 1000 e as 2000 -  poupa no consumo de combustível e o seu dia será também mais relaxado.

 

Combustível aditivado

Opte sempre por combustíveis aditivados pois protegem o seu carro aumentando a vida do motor. O ponto crucial nos aditivos prende-se com a limpeza do sistema de alimentação o que, na teoria, diminui o consumo de combustível e as emissões de CO2, além de manter todo o sistema a funcionar perfeitamente.

 

Dicas úteis

Esta é uma dica de taxista que foi comprovada por um mecânico: em motores a gasóleo quando abastecer pode adicionar um litro de óleo de motor pois permite que haja uma lubrificação mais intensa prolongando a vida do motor, no entanto não o faça em motores a gasolina.

Além do motor cuide do seu carro na totalidade, já que, apesar de o coração ser dos componentes mais importantes, não podemos descurar o tratamento dado a todos as outras peças. Lembre-se que é o todo que faz funcionar a máquina.


Veja também: