5 dos melhores locais para praticar mergulho em Portugal

Se é um apaixonado pelas paisagens e fauna subaquáticas, saiba que não precisa de sair de Portugal para praticar mergulho. Descubra aqui 5 destinos imperdíveis.

5 dos melhores locais para praticar mergulho em Portugal
De naufrágios a belas grutas, veja o que selecionámos para si.

Se as suas férias de sonho passam por praticar mergulho, convém saber que não precisa sair do país para as concretizar! De facto, com uma costa continental de 1230Km, 920km de costa insular, 8 reservas marinhas e vários parques naturais, Portugal é um dos mais ricos e diversificados pontos da Europa para a prática desta modalidade.

No decorrer da nossa pesquisa, verificámos que existe oferta para todos os gostos: desde uma riquíssima e diversificada fauna marinha ao mergulho em profundidade; desde a exploração de interessantes grutas rochosas até passeios por pitorescos navios naufragados; desde uma média de 3/15m de visibilidade até uns fantásticos 30m, com tendência a melhorar nas ilhas. Além disso, os operadores locais dispõem ainda de alternativas com vários graus de dificuldade para quem deseje praticar mergulho, pelo que encontrará de certeza uma opção para si.

Não perca tempo: verifique já as nossas sugestões e prepare-se para experiências inesquecíveis!
 

5 DESTINOS IMPERDÍVEIS PARA PRATICAR MERGULHO EM PORTUGAL

 

1. MATOSINHOS - SUBMARINO U1277 

A 3 de junho de 1945, após a rendição da Alemanha na II Guerra Mundial e depois de estar a navegar sem destino há cerca de um mês, o Comandante deste submarino alemão ordenou que o mesmo fosse afundado na costa de Matosinhos, ao largo da Praia do Cabo do Mundo. Atualmente, este é um fabuloso destino que atrai mergulhadores de todo o mundo.

Assente num fundo arenoso, a 30m de profundidade, este local proporciona uma fantástica oportunidade para observar a mais variada vida subaquática: anémonas rosadas, congros, polvos, entre inúmeras outras espécies de peixes mais pequenos. Os apaixonados pela arqueologia marítima podem deleitar-se com os tubos de lança torpedos da proa, as escotilhas de carregamento dos mesmos e os tanques de lastro. 

Devido a 60 anos de exposição a águas revoltas, o U1277 está muito degradado mas, pelo facto de muita da fuselagem ter desaparecido, podem observar-se pormenores do interior que normalmente estariam escondidos.

A nossa sugestão: Submania

 

2. BERLENGAS - RESERVA NATURAL 

Espaço absolutamente único e singular, de águas transparentes e vasto espólio subaquático, as Berlengas são uma reserva marinha classificada como "Reserva da Biosfera" pelo Conselho da Europa e, desde 2011, considerada "Reserva Mundial da Biosfera" pela UNESCO.

Aqui poderá encontrar não só golfinhos e enormes cardumes das mais variadas espécies de peixes, mas também grutas com gorgonias vermelhas e imensa macrofauna aquática. O seu fundo arenoso e paredes oferecem ainda uma paisagem verdadeiramente deslumbrante, uma vez que estão cobertos de coloridas anémonas.

Com dezenas de locais de naufrágio disponíveis para exploração, nada falta para proporcionar uma excecional experiência a quem deseja praticar mergulho.

A nossa sugestão: Haliotis Dive Portugal

 

3. SAGRES

Famosa pelas suas fabulosas grutas e paredes plenas de vida marinha, em Sagres cada mergulho é uma experiência verdadeiramente única e inesquecível, um deleite para quem aprecia a prática da atividade.

Autêntico paraíso para os apaixonados da fotografia submarina, as suas vastas grutas oferecem aos mergulhadores os mais elaborados e apelativos espetáculos de luz; quanto à fauna marinha, nos fundos rochosos poderá ver lagostas, camarões, anémonas, polvos, gorgonianas de várias cores e muita mais variedade de peixes e animais subaquáticos. 
 
A nossa sugestão: Diverscape

 

4. AÇORES 

Considerados pela imprensa internacional como um dos melhores destinos para praticar mergulho no Oceano Atlântico, os Açores oferecem spots absolutamente incontornáveis que correspondem a todo o tipo de expetativas e níveis de experiência.

As características excecionais das ilhas açorianas proporcionam condições únicas para a prática desta atividade, possibilitando a observação de inúmeras e singulares espécies de flora e fauna submarina num só mergulho. Uma das vantagens mais valorizadas pelos mergulhadores são as águas cristalinas dos Açores que, em dias bons, oferecem uma visibilidade que ultrapassa os 60m. Absolutamente inigualável!

A nossa sugestão: Visitazores Mergulho

 

5. MADEIRA 

Senhora de famosas águas cristalinas e com uma apelativa temperatura reconhecidamente amena, a Madeira oferece uma grande variedade de locais para a prática de mergulho submarino.

Entre a diversificada vida aquática que irá encontrar neste fantástico spot, destacam-se os corais negros, anémonas, meros, mantas e até lobos-marinhos, as focas mais raras do mundo! Um dos locais que merece o nosso destaque é o do naufrágio do "Bowbelle", que poderá encontrar na Madalena do Mar, a aproximadamente 25 metros de profundidade - esta embarcação partiu-se em dois durante a execução de operações de dragagem, em 1996, tendo-se transformado num fabuloso recife artificial que proporciona experiências de mergulho absolutamente únicas.

A nossa sugestão: Anthia Diving Center 


Esperamos que desfrute das nossas sugestões de locais para praticar mergulho em Portugal e que as suas férias sejam repletas de inacreditáveis experiências subaquáticas. Bons mergulhos!


Veja também: