AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Erros fatais numa entrevista de emprego

Na tentativa de fazer uma entrevista perfeita, muitos candidatos acabam por cometer erros que os tiram automaticamente da lista. Não deixe que os nervos se apoderem de si e evite estes 5 erros fatais numa entrevista de emprego.

5 Erros fatais numa entrevista de emprego
Evite os erros que podem tirá-lo da lista de candidatos
  • Um dos erros mais frequentes durante uma entrevista é pensar que tem de saber tudo

Erro #1: Não fazer o trabalho de casa

 
A não ser que tenha conhecimento sobre a entrevista de emprego de um momento para o outro, não há desculpa para não fazer a respetiva pesquisa prévia e preparar-se. Se quando lhe perguntarem, não tiver ideia sobre a empresa ou o que esta faz, pode ter a certeza que o seu nome será riscado da lista de candidatos. 
 

Erro #2: Agir como se estivesse num exame

 
Muitas pessoas encaram as entrevistas de emprego como se de um exame se tratasse, isto é, respondem ao que lhes é perguntado e ficam em silêncio à espera da próxima questão. Durante uma entrevista são analisados muitos fatores, entre os quais o seu desempenho a nível de comunicação. Por isso, seja o mais natural possível e mostre o melhor de si durante a conversa. 
 

Erro #3: Não aprender nada

 
Um dos erros mais frequentes tanto na fase da entrevista como na fase de começar um emprego é o de pensar que tem de saber tudo. Pode não saber responder a uma pergunta ou não ter o conhecimento necessário sobre alguma questão específica, mas o importante é mostrar que está disposto e é capaz de aprender rapidamente sobre o assunto. 
 

Erro #4: Ser falso

 
Não seja o tipo de pessoa que fica a testar a reção do entrevistador para adaptar-se ao mesmo. Para além de verificar as suas qualificações e experiência, a pessoa responsável pela entrevista também quer conhecê-lo como pessoa. Por isso, tente ser o mais natural possível e não tente ser alguém que não é.
 

Erro #5: Não pensar nas perguntas

 
No E-konomista já falamos várias vezes sobre a importância de fazer as perguntas certas durante a entrevista ou ao final da mesma. A última coisa que o entrevistador quer responder é sobre as férias ou o horário de trabalho, por isso, dedique parte do seu tempo de preparação a pensar em perguntas que mostrem que é uma pessoa capaz para ocupar um cargo na empresa.
 
Veja também: