5 livros que tem de ler para dominar o seu dinheiro

Conheça alguns dos principais livros de finanças pessoais que o irão ajudar a descomplicar o tema do dinheiro. Depois das suas leituras perceberá que é bem menos penoso poupar

5 livros que tem de ler para dominar o seu dinheiro
O mundo do dinheiro não é assim tão complexo.

O universo das finanças pessoais tem sido intenso na publicação de livros sobre dinheiro. Sejam dicas de poupança, desendividamento, renegociação bancária, investimentos, preparação da reforma. Neste universo é necessário separar o trigo do joio pelo que o E-konomista deixa-lhe algumas recomendações de livros que o vão levar a dominar as suas finanças pessoais.
 

Pense e fique rico — Napoleon Hill

Pense e fique rico — Napoleon Hill
O livro "Pense e fique Rico" é um livro que pode ser visto à primeira vista como um livro de "auto-ajuda", levando muitas pessoas a descartá-lo da sua lista de leitura. No entanto, uma análise mais detalhada permite descortinar uma análise aprofundada sobre a mente humana. Temos sempre dificuldade em assumir os nossos erros e tomar consciência da necessidade de mudança. Se quer dominar o seu dinheiro, deverá começar pela base e perceber que grande parte do caminho é algo de psicológico.


 

O Homem mais rico da Babilónia — George S. Clason

O Homem mais rico da Babilónia — George S. Clason
Um livro pequeno e de fácil leitura que fala de duas grandes regras para conseguir acumular dinheiro e fazê-lo crescer com o tempo. Tomando uma abordagem assente em histórias, procura levar o leitor a perceber que para poupar é preciso destinar uma parte do seu rendimento para a poupança e que é necessário aplicar este dinheiro em instrumentos que consigam gerar um rendimento todos os anos. Parece simples, mas muitas vezes é necessária a simplicidade para conseguir dominar os nossos impulsos de consumo.


 

Pai Rico Pai Pobre — Robert T. Kiyosaki

Pai Rico Pai Pobre — Robert T. Kiyosaki
Um dos principais clássicos no mundo das finanças pessoais fala-nos da diferença de visão sobre o mundo do dinheiro entre dois pais. Um pai que segue a lógica da generalidade das pessoas, apostado na evolução profissional dentro de uma empresa, no investimento em estudo e na lógica da poupança convencional. Por outro lado, o pai rico, é alguém que foi aprendendo ao longo da vida e que vai ensinando aquilo que aprendeu que é muito distinto. Leia o livro e veja o que este pai rico tem para lhe ensinar.


 

19 passos para sobreviver à crise — Bárbara Barroso

19 passos para sobreviver à crise — Bárbara Barroso
Um livro abrangente sobre finanças pessoais que procura abordar as várias temáticas no mundo do dinheiro. Irá aprender a poupar e a gerir o seu orçamento familiar.
Vai encontrar formas de proteger o seu dinheiro e constituir uma poupança de forma consistente no tempo. A ideia na base é que não devemos viver em função do dinheiro. Deve ser o dinheiro a viver e a trabalhar para nós.


 

Manual das Finanças Pessoais — João Pessoa Jorge e Ricardo Ferreira

Manual das Finanças Pessoais — João Pessoa Jorge e Ricardo Ferreira
O Manual das Finanças Pessoais é um livro completo que está dividido em duas grandes áreas: a organização das suas finanças e o investimento. Escrito por profissionais da banca de investimento, é bastante rico especialmente no que toca ao capítulo dos investimentos. A sua leitura irá levá-lo a conhecer em detalhe alguns dos principais instrumentos de investimento, desde os depósitos a prazo, passando pelos fundos de investimento, planos poupança reforma, produtos estruturados, moeda, imobiliário, entre outros.


 
Ficam algumas sugestões de leitura. Depois das suas leituras irá perceber claramente que o mundo do dinheiro não é assim tão complexo e que bastam algumas regras simples para começar o seu caminho de independência financeira.
 
Veja também: