6 ideias simples para reutilizar água

Tão importante como poupar água, é saber como reutilizar água. Aprenda a usá-la de novo de forma mais inteligente. 

6 ideias simples para reutilizar água
Gestos descomplicados para colocar já em prática

Todos os dias desperdiçamos litros de água, desperdício esse que se reflete na fatura quando chega o final do mês. No entanto, há várias formas de contornar esta situação e aprender reutilizar água em casa, aproveitando-a da melhor maneira. 

Enquanto a água do chuveiro aquece, encha o balde. O chuveiro e a máquina de lavar roupa são os maiores consumidores de água em nossa casa e deixar correr para o ralo a água do banho enquanto ela aquece representa um enorme desperdício. Use-a para tarefas que não necessitem de água potável, como lavar o pátio, substituir a descarga do autoclismo ou regar as plantas.

Aproveite a água da chuva. Pode construir uma cisterna em casa ou optar por um sistema mais artesanal, que consiste em espalhar alguns recipientes pelo telhado ou noutras zonas estratégicas, recolher a água da chuva e reutilizá-la noutras tarefas, tais como lavar o carro, a roupa, o chão de casa… É importante que não se esqueça de que esta água não é potável e que mesmo que a ferva continuará imprópria para consumo.

Não deite fora a água com a qual cozinhou. Cozeu legumes? A água desta cozedura pode ser reaproveitada para fazer sopas ou, ainda, para regar alguns vasos mais pequenos, depois de arrefecer. 

Vai limpar o congelador? Remova as placas de gelo e aproveite-as para regar ou lavar superfícies. Quando comprar um saco de gelo deixe-o a derreter dentro de um recipiente, para depois reutilizar água. 

Descongele alimentos em água. Na impossibilidade de usar micro-ondas, a comida congelada pode ficar de molho, sendo que depois poderá reutilizar água para lavar a louça ou regar as plantas. 

Veja também: Como poupar na lavandaria

Por último, aproveite a água da máquina de lavar. Reutilizar água da máquina de lavar é necessário, tendo em conta que em cada ciclo lavagem são gastos mais de 100 litros de água, que pode ser recolhida e usada na descarga de sanitas ou na lavagem do chão, das paredes ou do carro, etc. Só este aproveitamento reduzir em 5% o consumo mensal de água em casa! Pronto para por mãos à obra? 


 Veja também: