AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

7 coisas que deve fazer depois da entrevista de emprego

Saiba o que deve fazer após a entrevista de emprego. Que tipo de acompanhamento deve ser efetuado no período entre a entrevista e a comunicação do resultado.

7 coisas que deve fazer depois da entrevista de emprego
Dicas para um acompanhamento após a entrevista

O que fazer depois da entrevista de emprego? Habitualmente esta é uma parte bastante negligenciada pelos entrevistados, mas não menos importante e, quando bem aplicada, pode ser fulcral para conseguir a vaga pretendida. Conheça as 7 coisas que deve fazer depois da entrevista de emprego para garantir a sua contratação.
 

1. Pergunte os passos que se seguem à entrevista

Logo no final da entrevista faça questões, moderadamente, ao entrevistador sobre os próximos passos do recrutamento. Por exemplo, se serão contactados todos os candidatos, quando, previsivelmente, será feita a seleção e qual a melhor forma de entrar em contacto. 
Esta é também uma boa forma de mostrar proatividade, comprometimento e real interesse na vaga.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

2. Envie um email de agradecimento

Após dois ou três dias da entrevista, envie uma mensagem, a menos que lhe seja indicado o contrário, de agradecimento ao entrevistador. Aproveite para reiterar o seu interesse na vaga e empresa em questão. Mas não se esqueça, essa mensagem deve ser sempre enviada para os contactos profissionais do entrevistador e redigida, também ela, de forma profissional.
 

3. Conecte-se ao recrutador no LinkedIn

Aproveite a entrevista para efetuar algum networking. Procure o entrevistador no LinkedIn e envie uma mensagem de interesse (não de interesseiro) sobre alguma questão que possa ser mais desenvolvida ou algo que não tenha dito. Com isto, mostrará vontade de saber mais e alarga os seus contactos profissionais. Daí ser importante que o faça pelo LinkedIn, rede social profissional por excelência. Isso garante ainda que não pareça desadequado o seu ato.
 

4. Após o prazo previsto, se não foi contactado, saiba se já foi feita a seleção

Se a empresa lhe indicou o prazo de uma semana para lhe enviar um follow-up telefónico, por exemplo, e esse prazo já foi ultrapassado sem que tenha obtido qualquer resposta, tome a iniciativa de contactar a empresa para saber quando decorrerá essa seleção final. 
 

5. Aproveite para saber mais sobre a empresa

Usar os dias que antecedem a resposta da empresa para pesquisar mais sobre a mesma é uma prática que deve ser efetuada após a entrevista. É uma boa forma de estar bem preparado para uma possível, se solicitada, segunda entrevista.
 

6. Esteja preparado para seguir em frente

Se após todos estes passos não for contactado não desanime nem seja insistente em demasia
Aproveite esse período para analisar todo o processo (pré-entrevista, entrevista e pós-entrevista), continue a pesquisar oportunidades de emprego e direcione o seu foco para a próxima vaga ou entrevista.
 

7. Agradeça mesmo que a resposta seja negativa

Se a resposta for negativa não deve reagir com demasiada deceção, agressividade ou, por outro lado, indiferença. Tente deixar as emoções de lado. Agradeça cordialmente a oportunidade enviando, por exemplo, um email ao recrutador. Marcará a diferença relativamente aos restantes candidatos. Além disso, nunca se sabe o que o futuro reserva.
 
Veja também: