7 coisas que vai querer na sua próxima casa

Na hora de comprar casa há algumas coisas que deve privilegiar para garantir dias descomplicados e uma vida cheia de conforto. Saiba quais são.

7 coisas que vai querer na sua próxima casa
Uma casa equipada para o conforto.

Só depois de comprar casa, especialmente quando se trata da primeira, é que nos lembramos desta ou aquela coisa que teria feito toda a diferença nos dias que se vão seguir à escritura.
 

Tome nota:
O portal Imovirtual é um dos sites de Imobiliário mais visitados e foi eleito como Escolha do Consumidor 2015. Se ainda não descobriu a sua próxima casa, a solução passa por aqui.
Boa exposição solar, bons acessos, transportes públicos por perto e áreas generosas são os primeiros pontos a analisar. A qualidade e sobriedade dos materiais, assim como o valor do condomínio (quando se trata de apartamentos) também devem ser ponderados. Mas não só! Há algumas coisas que vai querer na sua próxima casa e nós sabemos quais são!

 

7 Coisas que vão fazer a diferença na sua próxima casa

aspiração central
Na nossa opinião, há poucas coisas mais aborrecidas do que andar, de aspirador às costas, a limpar a casa. Quantos móveis raspou, paredes sujou e esquinas lascou? Já para não falar das rodas do aspirador a marcar o pavimento! Com a aspiração central, tudo isto acaba. A tubagem está dentro das paredes, pode ter tomadas em todas as divisões nas quais basta colocar o tubo e aspirar. Ainda tem a opção do “glutão” para onde pode varrer o lixo e aspirar de seguida.

paineis solares
Os painéis solares aquecem a água que pode ser usada, por exemplo, para aquecimento central ou para a água dos quartos de banho e cozinha. Graças aos painéis solares, vai poupar uma quantia muito significativa seja no gás ou na eletricidade. Esta poupança depende muito de um conjunto de fatores, como o número de pessoas que vivem na casa, a quantidade de água que gastam , número de painéis, dimensão do reservatório ou o perfil de consumo (horário em que consumem energia).

  aquecimento central
Mais prático e limpo do que uma lareira, o aquecimento central é obrigatório em todas as casas. Mesmo em Portugal que, aparentemente, não tem invernos muito rigorosos e onde, hoje em dia, existe uma legislação de conforto térmico muito avançada. Porém, a realidade é que a maioria das construções são anteriores a estes leis e o nível de conforto térmico na maioria das casas em Portugal, é abaixo do que seria desejável.

  aproveitamento águas pluviais
Especialmente se pretende uma moradia, procure uma com solução de aproveitamento de águas pluviais. Através de um sistema específico, pode recolher a água das chuvas em reservatórios que podem depois ser usados na rede de rega ou nas descargas nos quartos de banho. É previsível que o custo da água aumente nos próximos anos, por isso esta opção vai representar uma poupança nas despesas mensais.

  pavimento radiante
O pavimento radiante consiste numa tubagem de água ligada à caldeira, colocada por baixo do pavimento, mantendo o chão e a divisão aquecidos. Esta solução de aquecimento garante a uniformidade da temperatura em todo a área da divisão em que está instalada. Ao contrário de outros sistemas, que concentram a temperatura num determinado ponto, originando que sinta grandes variações de temperatura, o pavimento radiante pode ser uma excelente solução para, por exemplo, pavimentos de cerâmica.

  casa inteligente
Acionar os estores, ligar o aquecimento ou ar condicionado, regular a abertura dos estores em função da temperatura exterior, receber alarmes de intrusão, inundação ou fogo, monitorizar consumos de energia, água e gás ou controlar os sistema de iluminação e som a partir do smartphone, parece coisa do futuro mas não é. Tudo isto é domótica e, hoje em dia, é possível controlar todos estes sistemas a partir de uma caixa de controlo em casa, do smartphone ou tablet ou pela internet, simplificando o dia a dia e deixando-o mais descansado quando não está em casa.

  espaço
Esta dica parece evidente mas, quando procura uma casa nova, sabe que espaço deve favorecer? Um quarto maior ou mais sala? Muitos armários ou uma arrecadação? Na nossa opinião, há cinco pontos que deve privilegiar, designadamente:
  • Uma boa lavandaria: onde caiba máquina de lavar e secar roupa, estendal, espaço para separar e tratar roupas. Acredite que vai fazer toda a diferença na gestão diária, quer tenha ou não empregada doméstica.
  • Lugar para uma arca congeladora: não importa se quer uma família grande, ter uma arca congeladora vertical não só simplifica o dia a dia como vai fazer maravilhas pelo seu orçamento. Pode aproveitar as melhores promoções do supermercado e congelar.
  • Espaço para frigorífico americano: esta dica será mais para si que tem uma grande família e muitos iogurtes, fruta e legumes para guardar. Se não consegue espaço para um frigorífico estilo americano, pelo menos para um combinado com as medidas 200x70 cm.
  • Um forno encastrado elevado: nas casas mais recentes já não acontece mas ainda há moradias e apartamentos com o forno por baixo da placa de fogão. Não é uma solução péssima mas não é ideal nem para as suas costas, nem para a organização da cozinha.
  • Arrumação extra: para começar, prefira uma casa com roupeiros embutidos. Além destes, precisa de arrumação extra e se não conseguir com bastantes armários na cozinha e corredores, tem que ter pelo menos uma arrecadação generosa. Se não tiver um, não pode viver sem o outro. Mesmo.
 

Onde encontrar a casa dos seus sonhos?

A melhor plataforma para encontrar a casa dos seus sonhos tem um nome: Imovirtual. Recentemente reconhecido como Escolha do Consumidor 2015, o Imovirtual concentra, num só local, as melhores casas, as últimas tendências do mercado imobiliário e bons preços. 

Se procura uma casa nova, saiba que aqui encontra de T0 a T-Tudo, a opção para todos os gostos e qualquer carteira. Para o ajudar a encontrar a casa certa para si, o acesso ao portal é gratuito, intuitivo e a informação a mais detalhada possível.