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7 dicas para ser promovido no trabalho

Se o seu objectivo é ser promovido no trabalho, então deverá ter em atenção algumas dicas de postura que o podem ajudar a ir mais longe. Saiba quais.

7 dicas para ser promovido no trabalho
Saiba a melhor forma de agir para obter uma promoção
  • Uma promoção depende de inúmeros factores, mas alguns deles dependem apenas de nós

Se tem um emprego estável, gosta do que faz e pretende seguir carreira nessa empresa, então deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar a ser promovido no trabalho e a conseguir ter um lugar de destaque e de responsabilidade dentro da empresa. Siga estes conselhos.


1. Conheça a empresa de trás para a frente

Um bom profissional não é só aquele que faz o seu trabalho de forma competente. É também aquele que consegue integrar-se bem na empresa e que total conhecimento sobre ela. Para se conseguir crescer no seio de uma organização e ser promovido, é preciso dominar a estratégia, o posicionamento, o passado, o presente, entre  tantas outras coisas. Não é possível querer crescer numa empresa sem a conhecer de trás para a frente.


2. Zele pelos valores da organização

Os cargos de destaque numa empresa são normalmente atribuídos não só a quem tem valor e mérito no seu trabalho, como também àqueles que de certa forma acabam por vestir a camisola e zelar pelos valores da organização. É muito importante que se sintam e o sintam 100% parte da empresa.


3. Observe o máximo que puder

Não se foque demasiado em si e nos seus objectivos e não corra o risco de descurar tudo em volta. Para obter uma promoção é importante que no seu dia-a-dia pare sempre um pouco para olhar para o lado e observar os seus colegas e o ambiente que o rodeia. É uma forma de se proteger e saber com o que conta.


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4. Esteja atento ao seu chefe

Ante de ser promovido, há inúmeros factores que deve saber gerir, nomeadamente a sua relação com o seu chefe. É importante manter-se no seu lugar, mas não deixe de mostrar que realmente tem vontade de ser reconhecido com uma possível promoção. Esteja atento aos sinais para saber a melhor forma de agir.


5. Dê-se bem com os seus colegas

Para ser promovido convém que as chefias gostem de si e do seu trabalho, mas também é muito importante que os seus colegas também lhe reconheçam valor. Tente manter uma postura fiável, tente ser companheiro e não arranjar atritos com ninguém. Manter uma boa postura numa empresa é fundamental para crescer internamente.


6. Sinta-se seguro

Mesmo que seja competente e que desempenha bem o seu papel actual, a empresa precisa de ter certeza de que é capaz de subir e desempenhar novas funções. Para tal, nada melhor do que estar seguro de si e transmitir essa confiança aos seus superiores. Mostre também proactividade e à vontade em resolver situações às quais não esteja habituado.


7. Nunca perca a humildade

Este ponto é sem dúvida um dos mais importantes. Nunca perca a humildade e a coerência. Quanto mais tiver os pés assentes na terra, melhor saberá gerir tudo o que acontecer. Assumir um cargo de chefia ou de responsabilidade requer uma grande capacidade de gestão, não só a nível profissional como pessoal. Procure estar sempre em equilíbrio consigo mesmo, sem fugir aquilo em que acredita.


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