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5 alongamentos no trabalho que deve fazer todos os dias

Sente-se cada vez mais tenso e cansado durante o seu horário laboral? Experimente fazer alongamentos no trabalho! São ótimos para descomprimir e relaxar.

5 alongamentos no trabalho que deve fazer todos os dias
Enquanto trabalha

Com estas dicas de alongamentos, não pretendemos que comprometa o seu trabalho nem o tempo que dedica ao mesmo, mas sim que se torne menos sedentário e que procure aumentar a sua qualidade de vida.


Aumente a sua qualidade de vida com alongamentos no trabalho

É simples. Os avanços tecnológicos dos últimos anos levaram a uma alteração no ritmo e exigência de trabalho. Atualmente, as pessoas têm trabalhos repetitivos, durante longos períodos e acabam a tornar-se mais sedentárias.

Estes exercícios de alongamento ajudam a combater o stress, bem como a prevenir doenças, aumentando assim a sua qualidade de vida.

Algumas organizações promovem já estas práticas, ajudando os colaboradores a descontrair e relaxar o corpo e mente, mas se a empresa onde trabalha não o faz, ponha você estes exercícios em prática!


5 alongamentos para fazer no trabalho


1. Alongamentos da coluna

alongamento coluna

Estique os dois braços na vertical, com os dedos entrelaçados, e encoste-os à sua cabeça, ligeiramente atrás das orelhas. Aguente nesse posição durante 30 segundos. Deste modo, estará a perder apenas 30 segundos e a alongar a sua coluna.

Pode também repetir o exercício, rodando o corpo para ambos os lados, mantendo a posição cerca de 15 segundos para cada um dos lados.



2. Rotações de pulsos, ombros e tornozelos

pulso

A cada duas horas de trabalho, pare um minuto e faça rotações de pulsos, ombros e tornozelos. Respire de forma calma e controlada durante as rotações. Não tem de fazer rotações de todos os membros a cada duas horas, vá alternando entre zonas.



3. Alongamentos de pernas

alongamento pernas

Sem sair da sua cadeira de trabalho e mantendo as costas retas, eleve os pés de forma a que as suas pernas fiquem paralelas ao chão. Mantenha as pernas nessa posição durante um minuto e repita o exercício duas ou três vezes por dia.



4. Alongamentos do pescoço

pescoço

Alongar o pesçoco é de extrema importância e é tão simples! Basta rodar o pescoço com calma, de um lado para o outro. Repita este exercício ao longo do dia, as vezes que considerar necessárias.



5. Abdominais

Sim, é possível fazer abdominais sem sair da sua cadeira. Mantenha as costas retas, eleve os joelhos até estarem acima da cadeira e mantenha-os nessa posição até sentir os abdominais a doer. Repita este exercício ao longo do dia.

Procure ainda fazer pequenas caminhadas, evitando sempre passar longas horas sentado a trabalhar. Vá à casa de banho ou atenda chamadas num telefone portátil, de forma a poder caminhar um pouco. Caminhe também na hora de almoço, vai ver que a introdução destes pequenos hábitos faz a diferença!
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