Sugestões para andar de bicicleta em Aveiro

Um convite para andar de bicicleta em Aveiro é sempre irrecusável. Agora com as nossas sugestões, mais um argumento para começar a pedalar.

Sugestões para andar de bicicleta em Aveiro
Saiba onde as bicicletas são bem-vindas

Em Portugal, não haverá local com maior tradição de pedalar do que em Aveiro! Com um piso sobretudo plano, as condições naturais tornam-se ideais para andar de bicicleta em Aveiro. Além disso, o trânsito menos caótico do que me grandes centros urbanos como o Porto e Lisboa tornam as viagens ainda mais agradáveis.

E o que é interessante de verificar é que não são só os jovens que aderem a esta modalidade de transporte. Pessoas já com alguma idade, inclusivamente com cargas para transportar, utilizam a bicicleta para se movimentarem diariamente.

Andar de bicicleta em Aveiro: sugestões de pistas e roteiros

bicicleta

Centro da cidade

Andar de bicicleta em Aveiro é, pela sua topografia, uma experiência relaxante e muito divertida. Explore o centro da cidade neste meio de transporte, não deixando de percorrer a avenida Lourenço Peixinho, que une a Estação de Comboios de Aveiro até à zona da Oudinot.

Chegando aqui, faça uma pausa para apreciar as vistas do pequeno casal da Veneza portuguesa e, quiçá, para comer um famoso ovo mole! Após a paragem pode sempre aventurar-se para ir um pouco mais além, seja em direção à praia da Barra, à Costa Nova ou até a uma das Gafanhas.

A Gafanha da Nazaré, por exemplo, é um excelente local para andar de bicicleta em Aveiro, pois permite-lhe usufruir do ambiente calmo e relaxado da cidade, bem como apreciar a arquitetura pitoresca.

parque

Ciclovias de Águeda

São várias as pistas cicláveis em Águeda, distrito de Aveiro. Com quase oito quilómetros de pista, estas vias ocupam as principais artérias do seu centro urbano.

Quase sempre unidireccionais e dispostas no lado direito do sentido rodoviário, estas ciclovias são partilhadas com peões mas têm total ausência de tráfego rodoviário. A sinalização é de boa qualidade e quase não apresenta declives, o que torna estas ciclovias de dificuldade baixa.

E já que anda por estes lados, não deixe de desfrutar das fantásticas paisagens deste local, que serve de “fronteira” entre o mar e a serra. Ah! E informe-se se está na altura da Festa do Leitão, um excelente argumento para fazer uma paragem!

bicicleta 2

Ciclovia São João da Madeira

Já que estamos a falar de andar de bicicleta em Aveiro, vamos até São João da Madeira, especificamente ao seu centro urbano. São três quilómetros de extesão de um percurso com várias vias cicláveis, pretendendo-se que este número atinja os 19 quilómetros.

Em termos de pontos de Interesse, de destacar os inúmeros espaços verdes disponíveis, como o Parque Ferreira de Castro, o Parque Nossa Senhora dos Milagres, o Jardim Municipal e o Parque Urbano do Rio Ul.

As vias são de utilização exclusiva a bicicletas, a sinalética muito congruente e em quantidade e o piso pouco inclinado.

Outro fator que não pode ser deixado de parte é o facto de, ao longo destas ciclovias, existirem inúmeros locais de descanso, devidamente identificados e com mobiliário adequado para que possa recuperar forças

Conhece o serviço BUGA?


A Câmara de Aveiro lançou há alguns anos um projeto de incentivo à utilização de bicicletas. Chama-se BUGA – Bicicleta de Uitlização Gratuita e consiste em 20 postos distribuídos pela cidade onde pode, gratuitamente, levantar uma bicicleta que, uma vez utilizada, será deixada num desses 20 pontos.

Para requisitar a BUGA só tem que se dirigir a um destes parques, localizados em pontos estratégicos da cidade de Aveiro, em qualquer dia da semana entre as 10h00 e as 19h00. São 300 bicicletas À sua disposição!

Ao levantar a BUGA, é-lhe atribuído um cadeado com código, de forma a conseguir fazer paragens em segurança. Após andar de bicicleta em Aveiro, de forma totalmente gratuita, só precisa de devolver o equipamento num dos parques até às 19 horas.

Seguro de bicicleta: vale a pena?


Já ouviu falar dos seguros de bicicleta? Se anda a pensar se vale a pena ou não ter um leia tudo o que temos para lhe dizer sobre o assunto.

Agora que tudo está assegurado, resta andar de bicicleta em Aveiro, em segurança.

Veja também: