Ano Novo, Carro Novo!

Ainda tem até ao fim do ano para poupar dinheiro ao comprar um carro novo, já que ainda está em vigor o incentivo ao abate de carros usados e o IVA ainda é a 21%.

Ano Novo, Carro Novo!

Se está a pensar em comprar carro novo tem duas vantagens em fazê-lo este ano:

  • Este ano ainda tem o IVA a 21%, já a partir de Janeiro passa para 23%.
  • Também pode usufruir do incentivo ao abate de veículos em fim de vida.

A partir de 2011, o Governo prevê alterar as tabelas de imposto sobre veículos (ISV) e o imposto único de circulação.

1. Nos ISV pretende-se aumentar em 2,2% as taxas referentes à componente ambiente e introduz um novo coeficiente; o que significa que a relação do carro com o ambiente vai custar mais 5% no próximo ano, o que implica uma variação entre 200 e 600 euros, o que torna o carro ainda mais caro.

2. Também o imposto único de circulação vai sofrer um aumento.

Recorde-se que para beneficiar do incentivo ao abate terá um desconto no Imposto Sobre Veículos (ISV) de um veículo ligeiro novo (0 km), cujo nível de emissões de CO2 não ultrapasse os 140 g/km, além de ter que obedecer às seguintes condições na entrega de um veículo velho:

  • Ser proprietário do veículo há pelo menos 6 meses;
  • Veículo ligeiro com mais de 10 anos de matrícula;
  • Livre de ónus ou encargos de ordem fiscal ou outros;
  • Veículo deverá estar em condições de circulação pelos seus próprios meios ou nessa impossibilidade, o automóvel terá de ser entregue completo, integrando todos os seus componentes.

O que se pretende com esta medida é reduzir a quantidade de resíduos a eliminar provenientes de veículos e também a melhoria contínua do desempenho ambiental de todos os operadores intervenientes no ciclo de vida dos veículos e, sobretudo, dos operadores directamente envolvidos no tratamento de Veículos em Fim de Vida (VFV).

As marcas automóveis estão bem cientes do crescimento de vendas que vai haver nos últimos dias do ano e por isso também têm apostado em campanhas publicitárias que relembram o aumento do imposto e do fim do incentivo ao abate. No entanto, como o sector automóvel funciona por ciclos de encomendas poderão não ter capacidade de resposta para a procura que se vai fazer sentir e assim muitos compradores já não irão a tempo de fugir à subida do IVA.

Além de ter estes factores em consideração numa altura em que pretende comprar carro novo deverá ter em atenção ao tipo de financiamento que irá escolher.

No artigo “Como poupar na compra do carro?” do Portal Financeiro, poderá conhecer algumas dicas de como fazer o melhor negócio.
Em artigos futuros iremos falar em mais pormenor acerca das possibilidades de financiamento existentes.