Aprenda a delegar em apenas 4 passos

Se quer aumentar a sua produtividade e, ao mesmo tempo, dar à sua equipa a possibilidade de crescer profissionalmente, descubra a maneira mais fácil de aprender a delegar funções.

Aprenda a delegar em apenas 4 passos
Como delegar responsabilidades com sucesso
  • Os resultados aumentam exponencialmente quando as pessoas trabalham naquilo em que são melhores

Está na lista das coisas que todo empreendedor deve fazer, mas para alguns aprender a delegar responsabilidades não é tão fácil. Veja como pode fazê-lo em apenas 4 etapas:


1. Fazer mais do que designar tarefas


Em primeiro lugar, é fundamental perceber o que é delegar e não confundir isto com a designação de tarefas que, como responsável por uma equipa deve estar habituado a fazer. Delegar não é deixar de trabalhar mas sim é deixar nas mãos de outra pessoa uma tarefa que, de alguma forma, vai ajudá-la a crescer profissionalmente. 


2. Encontrar a pessoa certa


Para garantir que uma tarefa ou um projeto é realizado com sucesso é fundamental procurar a pessoa certa para ser responsável pelo mesmo. Tente conhecer a sua equipa o máximo possível de maneira a perceber quem tem as competências, o tempo e os recursos necessários para a tarefa em questão. A experiência tem demonstrado que os resultados aumentam exponencialmente quando as pessoas fazem aquilo que gostam e aquilo onde são melhores.


3. Fazer um seguimento


Mais uma vez, delegar não quer dizer deixar de trabalhar e, o facto de colocar um projeto nas mãos de outra pessoa não quer dizer que a sua responsabilidade em relação ao mesmo diminua. Por isso, é importante definir um plano com objetivos e uma maneira de avaliar se estes foram atingidos ou não. Esta é a única maneira de poder detetar erros e corrigir o rumo a tempo. 


4. Partilhar o protagonismo


Por último, quando um projeto delegado a um dos seus colaboradores teve sucesso, reconheça o bom trabalho. Delegar não é apenas ceder a responsabilidade mas, também, partilhar o reconhecimento e protagonismo. Ao fazer isto vai conseguir motivar a pessoa responsável pelo sucesso e, por sua vez, vai incentivar outros empregados a quererem assumir mais responsabilidades.


Veja também: