4 razões pelas quais arrendar não é deitar dinheiro fora

Há quem diga que arrendar uma casa é um erro, contudo, damos-lhe 4 razões pelas quais arrendar não é deitar dinheiro fora. Saiba mais aqui.

4 razões pelas quais arrendar não é deitar dinheiro fora
Conheça-as e decida se prefere comprar ou arrendar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre o arrendamento, na verdade, arrendar não é deitar dinheiro fora. Neste artigo, deixamos-lhe 4 razões pelas quais entendemos que arrendar casa poderá ser uma excelente opção.

Saiba porque arrendar não é deitar dinheiro fora

arrendar casa

1. A sua casa não é propriamente o seu melhor investimento

Comprar uma casa implica que tenha muito dinheiro disponível para investir. Se vai usar as suas poupanças para comprar uma casa ou, pelo menos, para dar a entrada para a casa, tem de ter a certeza que é o melhor investimento da sua vida e que vai valer a pena. Mas, no fundo, não sabe se será mesmo assim.

Para além disso, mesmo que queira vender a casa, depende sempre de como estão os mercados e todos sabemos que há muitos altos e baixos no mercado imobiliário.

2. Está a receber algo em troca do seu dinheiro

Quando está a arrendar uma casa, está a receber algo em troca pelo dinheiro que gasta, ou seja, não está necessariamente a deitar dinheiro fora.

Para além disso, imagine que a sua situação profissional se altera e que tem de mudar de cidade ou mesmo de país. Se estiver a viver numa casa arrendada, facilmente a entrega de volta ao senhorio e segue a sua vida. Se a casa for comprada e se ainda estiver a pagar a hipoteca ao banco, então, muito provavelmente, terá de vendê-la, o que nem sempre é fácil.

3. Precisa de poupar para a entrada para a sua casa

Conseguir empréstimos para comprar casa já não é tão fácil como costumava ser. E a maioria dos bancos apenas empresta 80% do valor do imóvel, salvo raras exceções em que, por exemplo, o próprio banco tem casas para vender e faz empréstimos a 100% do valor ou oferece spreads mais convidativos no crédito à habitação.

Em todo o caso, se quer comprar casa, arrendar temporariamente, enquanto faz alguma poupança para a entrada e todos os processos decorrentes da compra de um imóvel, pode ser uma excelente ideia.

4. Ser dono de uma casa tem muitos custos extra

Aqui está um dos grandes motivos por que arrendar não é deitar dinheiro fora. Ser dono de uma casa implica ter muitas despesas extra. Entre seguros, Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), condomínio (se estivermos a falar de apartamentos, por exemplo), mais todas as obras de manutenção e, eventualmente, reparações de que a casa vai precisando ao longo dos anos… É melhor sentar-se e fazer bem as contas antes de se decidir a comprar.

Veja também: