AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

As perguntas que deve fazer numa entrevista de emprego

Com as entrevistas de emprego a tornarem-se cada vez mais exigentes, saiba as perguntas certas que deve fazer para destacar-se dos outros candidatos.

As perguntas que deve fazer numa entrevista de emprego
Como garantir que não é esquecido após uma entrevista de emprego?
  • As perguntas feitas ao entrevistador podem ser decisivas para a escolha do candidato

Quando os conhecimentos e competências estão garantidos, a decisão no processo de seleção de um empregado depende de outros fatores como a sua simpatia, interesses pessoais, forma de comunicar e maneira de pensar. Veja como pode usar estes pontos a seu favor durante a entrevista:

Contar a sua história

Para ser o candidato escolhido não basta apenas ter as qualificações requeridas mas sim saber transmitir que tem o que é preciso durante a entrevista. A principal mensagem que deve passar é porque é que deviam contratá-lo? E quando lhe for feita esta pergunta, tem de saber contar a sua história de forma natural. Apesar de ser normal, e de os empregadores já estarem à espera que esteja nervoso, deve fazer tudo o possível para não demonstrar isto.

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

Empatia

A empatia não é uma característica que se possa forçar, em alguns casos acontece de forma automática e em outros pode demorar algum tempo. De qualquer maneira, durante o tempo que a entrevista durar deve ser capaz de transmitir que, para além de ter os conhecimentos e a experiência necessária, também partilha as prioridades, objetivos e perspetiva do seu chefe.

Durante a entrevista, para além de saber contar a sua história, também deve ser um bom ouvinte. Por vezes os nervos não ajudam, mas espere sempre que a pessoa que o está a entrevistar acabe a pergunta e faça uma pausa para pensar antes de responder automaticamente. 

Saber fazer as perguntas certas

Este é sempre um ponto obrigatório em todas as entrevistas, pelo que deve garantir que vai preparado. Não desperdice a oportunidade que lhe é dada de fazer perguntas a falar sobre os dias de férias ou os horários.
Este pode ser um momento decisivo na escolha de um candidato, portanto, veja alguns exemplos de perguntas que vão garantir que não é esquecido após a entrevista:

• O que distingue esta empresa da concorrência?
• Como é avaliado o sucesso na empresa?
• Como seria o candidato ideal para esta posição? Poderia comparar-me com ele?
• Poderia descrever um dia normal de um empregado com este cargo?

Veja também: