Publicidade:

Au pair: a função que lhe permite viver no estrangeiro

Ser au pair é uma função que pode ser vantajosa financeiramente para muitos jovens, além de enriquecedora. Saiba mais sobre de que se trata.

Au pair: a função que lhe permite viver no estrangeiro
Saiba mais sobre esta função

Ser au pair pode ser uma experiência muito enriquecedora, através da qual terá a oportunidade de viver num novo país e, dessa forma, conhecer uma nova cultura, cuidando das crianças da família anfitriã. Esta expressão é usada todo o mundo a expressão relativamente a um jovem estrangeiro que participa num programa de intercâmbio cultural, no país que o recebe.

Um au pair é recebido numa casa onde existem crianças, sendo-lhe concedido quarto, refeições regulares e uma mesada para gastos pessoais, em troca de cuidados com essas crianças e uma ajuda em parte das tarefas domésticas relacionadas com as mesmas. Desta forma, esta experiência torna-se uma oportunidade excelente para jovens conhecerem outros países e outras culturas – e aprenderem novas línguas.

Experiência como au pair: 6 coisas que deve saber


au pair

1. Como funciona?

Este é um programa de intercâmbio cultural, devendo quer o au pair, quer família anfitriã serem de nacionalidades distintas. Primeiro, terá de encontrar a família anfitriã ideal para si. Depois, terá de tratar de coisas práticas que se relacionam com o facto de ir viver um tempo noutro país, como conta bancária, seguro, visto, entre vários outros pontos essenciais. Pode também ser necessário um contrato entre au pair e família anfitriã.

2. Quanto tempo pode durar esta função?

A duração deste programa depende das partes envolvidas e também dos países em causa. Isto porque alguns dos países apresentam um tempo mínimo e máximo. Normalmente, varia de 3 a 12 ou 24 meses, havendo mais flexibilidade na União Europeia, uma vez que não é preciso visto. Se no país onde o au pair se dirige é necessário visto, tem de ter particular atenção com a renovação do mesmo, devendo a família anfitriã ajudar nessa tarefa. Tem também de ser feito um registo de um status oficial de au pair junto das autoridades locais.

3. O que faz uma pessoa com a função de au pair?

Cuida das crianças da família anfitriã e realiza algumas tarefas que se relacionam com as mesmas.

4. Qual o número de horas máximo semanal destinado ao trabalho?

Isto depende do país anfitrião. Na maior parte dos países, um Au Pair trabalha no máximo 30 horas por semana. No entanto, nos Estados Unidos, um Au Pair pode trabalhar até 45 horas por semana. Deve, pois, verificar esta informação antes de escolher o país para onde trabalhar nesta função.

au pairFonte: Pixabay/stocksnap

5. Qual a mesada a receber?

Cada país anfitrião estabelece, no programa de Au Pair, um valor mínimo de valor que deve ser recebido pela função de Au Pair. Deve haver concordância das partes envolvidas relativamente ao valor estipulado. Esse valor pago mensalmente será para gastos pessoais, pois é dever da família anfitriã garantir alimentação e estadia da pessoa com função de Au Pair.

6. Onde saber mais informação sobre programas?

Para saber mais sobre programas de au pair em vários países, consulte www.aupair.com e fique completamente informado sobre este assunto.

Esta pode ser uma ótima solução para jovens que gostam de crianças e querem conhecer outros locais do mundo e aprender novas línguas.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.