AWD vs FWD: Conheça a diferença

AWD vs FWD: Um é melhor na estrada, outro fora dela. Afinal de contas, tração integral e todo o terreno são coisas diferentes.

AWD vs FWD: Conheça a diferença
Dois sistemas, duas realidades diferentes.

AWD vs FWD (All Wheel Drive vs Four Wheel Drive) é uma questão que não está na mente da maior parte dos condutores. Quando nos informamos sobre carros, este tipo de termos soam todos ao mesmo. Afinal, tração integral deveria ser igual a tração às 4 rodas, certo?

Na verdade, os termos referem-se a sistemas distintos, que produzem resultados diferentes. Vamos dar uma vista de olhos:
 
Poupe até 250€/ano no seu seguro auto! Saiba como aqui.

AWD – All Wheel Drive

All Wheel Drive refere-se à tração integral. Esta é uma tecnologia relativamente recente nos automóveis e é uma tecnologia que permite a adaptação da tração das rodas do carro de acordo com o terreno e as necessidades.

A  melhor parte do AWD é que é tudo supervisionado por um computador, e o condutor só se tem que preocupar com a condução. Em comparação AWD vs FWD, isto  significa que este sistema é mais simples e mais avançado.

Sempre ligado, este sistema  costuma manter a tração nas rodas traseiras para poupar no combustível e apenas muda se houver a necessidade de o fazer. O sistema pesa, tanto no carro como na carteira, mas aumenta a segurança e o desempenho da condução.

 

FWD – Four Wheel Drive

Four Wheel Drive refere-se ao 4x4, ao todo o terreno. Este sistema é feito a pensar em veículos que não vão ser muito conduzidos na estrada, mas em terrenos complicados como, por exemplo, os jipes.  É o mais antigo dos dois sistemas e dá força a todas as rodas para tração máxima.

O sistema mecânico por detrás do FWD é bastante complexo e tem que ser ativado pelo condutor, normalmente através de um botão.  Sem estar ativo, o veículo terá apenas tração às rodas traseiras, enquanto as dianteiras giram à vontade. Antigamente, o condutor tinha mesmo que sair do carro para ativar o sistema 4x4.

A grande vantagem do sistema todo o terreno é que dá mais tração e controle ao condutor, especificamente em condições extremas. Como tal, é o sistema ideal para utilizar a próxima vez que quiser conduzir em terreno rochoso debaixo de uma chuvada.

Como o sistema é complicado, pesado e caro, carros com o sistema 4x4 não têm um desempenho invejável na estrada. Assim, AWD vs FWD resume-se a um ser melhor na estrada, e outro fora dela.

 

Qual o melhor para si?

Se for a ver os fatores envolvidos no AWD vs FWD, podemos concluir que faz mais sentido o AWD para a maior parte das pessoas, que não pretendem conduzir um jipe em cima de terreno lamacento e irregular.

De fato, nenhum deles faz sentido, a não ser que conduza como se estivesse em último lugar num rally. Nesse caso, precisa de um sistema de tração a cuidar de si – e de umas aulas de condução defensiva.
 
A LOGO está a dar 2 meses de seguro automóvel grátis. Vai perder esta oferta?

Veja também: