O que ver e fazer no bairro De Pijp em Amesterdão

Amesterdão está na sua lista de cidades a visitar? Então fique a conhecer De Pijp, o bairro latino da cidade, berço da mundialmente famosa cerveja Heineken.

O que ver e fazer no bairro De Pijp em Amesterdão
Eclético: neste bairro há pessoas de 150 nacionalidades

A maior cidade holandesa é conhecida pelo seu espírito multicultural e se há bairro que faz justiça a esta abertura à diferença e capacidade de integração de Amesterdão, é o De Pijp. Situado no centro sul da cidade é atualmente uma das suas áreas mais animadas e trendy

Antigamente uma área residencial da classe trabalhadora, De Pijp (que significa “o tubo” em português, tendo a origem do nome várias teorias), é hoje um bairro efervescente, cheio de lojas e cafés acolhedores, bares e restaurantes com sabores de todo o mundo, ou não vivessem aqui pessoas oriundas de 150 países diferentes.

Apesar deste bulício entusiasmante, De Pijp continua a ser, essencialmente, um bairro residencial e é por isso uma boa escolha para se ficar a dormir numa visita a Amesterdão.


No bairro De Pijp em Amesterdão, não deixe de explorar... 


Albert Cuypmarkt

Albert Cuypmarkt Amesterdão

Imagem de marca do bairro De Pijp, o Albert Cuypmarkt é o maior mercado de Amesterdão e o maior da Holanda. O burburinho, misturado com as cores e os aromas da miríade de artigos disponíveis, é simplesmente incrível.

Uma rua que parece não ter fim, ladeada de bancas com produtos frescos, peças de vestuário acessível, comida e muito mais: perca-se pelas tendas deste mercado, numa experiência multissensorial que lhe ficará na memória.

 

De Eerste van der Helststraat e Gerard Doustraat

Ruas de Pijp Amesterdão

São as principais ruas do bairro, sarapintadas por lojas e esplanadas irresistíveis. Há lojas com décadas de existência e outras temporárias, cujos conceitos mudam regularmente, o que faz com que haja sempre novidades a descobrir.

Artigos ecológicos, objetos vintage, roupa de criadores emergentes, cafés e lojas gourmet: há de tudo nestas animadas ruas do bairro De Pijp, também denominado de Quartier Latin da cidade, devido ao seu caráter boémio e artístico.

 

Sarphatipark

Sarphatipark De Pijp

Apetece-lhe fazer uma pausa ao ar livre e descansar após momentos bastante intensos no Albert Cuypmarkt? Não é preciso andar muito para encontrar o Sarphatipark, um espaço verde aprazível, com árvores, muita relva e onde não falta um lago, um chafariz e um parque infantil para os mais novos.

 

Kinderboerderij de Pijp

E por falar em mais novos, caso esteja a viajar com crianças talvez queira dar um salto à quinta pedagógica - Kinderboerderij de Pijp - onde é possível interagir com uma grande variedade de animais domésticos, para além de se poderem fazer outras atividades complementares, sendo habitual a realização de ateliers a pensar nos mais novos, desde pintura à culinária.

 

Heineken Experience

Heineken Experience Amesterdão

De Pijp é o berço da cerveja Heineken. Aqui, na fábrica original da mais famosa cerveja holandesa, funciona desde 1991 um museu, que é muito mais do que isso, tal como o seu nome indica: Heineken Experience.

São quatro pisos interativos abertos ao público, onde poderá conhecer, numa visita guiada, interativa e lúdica, a história da marca, apreciar objetos antigos ligados à produção de cerveja e participar em diversas atividades multimédia, incluindo uma experiência original em 4D.

No final, na sala de provas, será convidado a apreciar diferentes cervejas do grupo Heineken. A originalidade deste espaço, faz com que seja uma das mais concorridas atrações de Amesterdão, sendo aconselhável reservar as entradas com antecedência.

 

Comer em De Pijp

 

Dormir em De Pijp


Veja também: