Os 10 benefícios do óleo de rícino

Descubra 10 diferentes formas de utilizar o óleo de rícino: cabelo, unhas, pele e saúde. 

Os 10 benefícios do óleo de rícino
Duas mãos cheias de vantagens

O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona, que contêm entre 40 a 50% de óleo e que é já utilizado para diversos fins: na indústria têxtil, como ingrediente para cosméticos e produtos de beleza ou como suplemento alimentar.

Este óleo pode ter, no entanto, alguns efeitos adversos, como reações na pele ou transtorno a nível intestinal. Assim sendo, não é recomendado para pessoas com problemas como úlceras, cólicas ou hemorróidas. Fique a conhecer 10 vantagens do uso deste óleo e tire partido do melhor que as sementes da mamona lhe podem dar.


10 vantagens do uso de óleo de rícino


Fortalece o seu cabelo

O óleo de rícino contém omega-6 e omega-9, ambos úteis para incentivar o crescimento saudável do cabelo. Com o uso regular, o óleo de rícino irá incentivar o crescimento novo e engrossar os fios existentes, sendo o resultado um cabelo bonito, brilhante e mais espesso. 



Aumenta as suas pestanas

Este é um dos usos cosméticos do óleo de rícino. Serve para deixar as suas pestanas mais espessas e longas, também podendo ser aplicado nas sobrancelhas. A sua aplicação pode ser feita com um pincel de rímel. Aplique todas as noites antes de dormir e sem enxaguar. Vai ver que obtém resultados rapidamente. 



Ajuda no combate à pele seca

Com o óleo de rícino, diga adeus à pele seca! Aliado ao óleo de côco, este óleo pode fazer maravilhas pela sua pele. Misture os dois, aplique na pele e deixe atuar durante 30 minutos. Depois, basta enxaguar a deliciar-se com uma pele super hidratada.



Previne o aparecimento das estrias

Pode prevenir o aparecimento ou reduzir as já existentes. Como? Aplique duas vezes por dia na zona desejada e repare no que acontece. Até ao momento, não há conhecimento de contra-indicações para mulheres grávidas, mas mais vale prevenir do que remediar, certo?



Reduz as olheiras

Basta aplicar uma gota de óleo de rícino debaixo dos olhos e massajar de forma circular, com ajuda do dedo indicador. Fácil, não é?



Remove os calos dos pés

É possível suavizar esta acumulação de pele morta nos pés. Coloque um pouco de óleo de rícino da área afetada. Cubra com um curativo ou algodão e calce umas meias, para que o algodão não saia do sítio. Durma com o algodão embebido toda a noite. No dia seguinte, lime um pouco os calos que estarão, certamente, mais suaves.



Alivia as cólicas

Para aliviar o desconforto do desequilíbrio intestinal, pode-se fazer uma compressa e aplicar na barriga. Basta molhar um pano ou tecido e deixar atuar durante duas horas. Para ajudar no processo, pode colocar por cima uma botija de água quente. Pode repetir o processo duas vezes por dia. 



Pode ser usado como óleo corporal

Utilize o óleo de rícino como óleo corporal para fazer massagens relaxantes. Vai ajudar a reduzir inflamações, aliviar dores musculares ou de articulações. O óleo de rícino é também muito utilizado para a aromaterapia. 



É um bom anti-envelhecimento

O uso frequente do óleo de rícino pode ajudar a reduzir e retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento da pele, como rugas ou manchas, sendo por isso um aliado na manutenção do aspeto jovem da sua pele por mais tempo.



Fortalece as unhas quebradiças

Aplique óleo de rícino nas unhas todos os dias antes de dormir. Vai notar diferença em poucas semanas. Consiga unhas mais fortes em pouco tempo. 

Ficou curiosa? Pode comprar já óleo de rícino numa loja Celeiro ou em celeiro.pt. Experimente e diga-nos a sua justiça.
Estar na Moda nunca foi tão barato! >>
Veja também: