Bimby vs Yämmi

Bimby vs Yämmi: um guia para o ajudar a escolher o melhor robot de cozinha para si. Saiba tudo no nosso artigo.

Bimby vs Yämmi
Análise comparativa


Os robots de cozinha chegaram para revolucionar a sua vida. Se há uns anos só existia a Bimby, agora não faltam outras opções para simplificar o seu dia-a-dia e, ainda, poupar tempo e dinheiro. Em 2013, o Continente lançou a Yämmi, um terço mais barata do que a Bimby e que se apresenta como muito semelhante. Será mesmo assim? Bimby vs Yämmi: qual escolher? 
 

Funções

Ambas permitem moer, pulverizar, picar, triturar, cortar, liquidificar, emulsionar, bater em castelo, amassar, misturar, aquecer, ferver, refogar, saltear e cozinhar a vapor. Assim como ajustar o tempo, a temperatura e a velocidade a qualquer altura.
 

Lâminas

A Bimby tem uma lâmina que faz todas as funções. A Yämmi tem duas lâminas: uma para cortar, outra para misturar, podendo ser necessário ter que trocar de lâmina a meio do procresso. Ambas incluem um acessório misturador para preparar cremes, molhos, mousses ou claras em castelo.
 

Temperatura e velocidade

A Bimby permite escolher temperaturas entre os 37º e os 120º, tem 10 velocidades e ainda a função espiga (para amassar massas de pão ou pizzas) e a turbo. A Yämmi tem um intervalo entre os 37º e os 100º, com 10 velocidades mais a turbo. Na Yämmi, a uma temperatura de 100º, não é possível uma velociade superior a 4. Na Bimby, é possível cozinhar a qualquer temperatura e velocidade. 
 

Ecrã

A nova Bimby tem um ecrã táctil e apenas um botão para todas as funções. Na Yämmi são vários os botões para cada função, para além disso é sempre necessário definir o tempo para iniciar qualquer programa. Na Bimby, não é necessário. Também na Yämmi, algum tempo depois de definir a temperatura, o valor desaparece do ecrã, para verificar é necessário parar e rodar o botão, na Bimby é sempre visível.
 

Balança

A Bimby tem balança incorporada, a Yämmi traz a balança à parte. Se estiver a fazer um bolo ou molho bechamel, poder pesar enquanto vai adicionando os ingredientes é mais prático, não suja outros utensílios e tem a bancada mais livre. Ambas têm função tara.
 

Bandeja de vapor

As duas estão preparadas para cozer a vapor. Com este acessório pode, ao mesmo tempo, cozinhar no copo e na bandeja, confecionando vários pratos em simultâneo. A varoma, da Bimby, tem dois níveis (1 tabuleiro) para cozinhar a vapor. Já a Yämmi, tem três níveis (dois tabuleiros).


Veja também: Vale a pena comprar a Yämmi?
 
 

Copo e tampa

O copo da Bimby tem capacidade para 2,2l, o da Yämmi apenas para 2l. Os dois incluem sistema de aquecimento e sensor de temperatura. A tampa de ambos permite adicionar ingredientes à medida que cozinha. No novo modelo, a Bimby tem um sistema automático de fecho. O sistema de fecho da Yämmi, tranca rodando e é muito eficaz.
 

Copo medida

Os copos de medida, dos dois robots, têm uma dupla função: servem para medir os ingredientes (100ml) e para tapar o bocal da tampa. O copo da Yämmi encaixa e tranca evitando que salte.  O copo da Bimby não tranca mas quando encaixado na tampa, permite introduzir ingredientes como azeite, óleo ou gemas de forma lenta e em fio.
 

Outros acessórios

Tanto a Bimby,  quanto a Yämmi incluem espátula e cesto para cozinhar.
 

Receitas

A Bimby está no mercado há muitos anos pelo que já tem milhares de receitas à medida do robot, dezenas de livros editados, uma revista mensal, um portal e uma aplicação para iOS. Além disto, com a quinta geração, a Vorwerk deu um passo em frente e apresentou a Chave de Receitas. Agora todas as receitas estão programadas no robot. Basta selecionar a que pretende, preparar os ingredientes e pressionar em “seguinte”. A Yämmi inclui um livro, com cerca de 300 receitas e na revista Continente, todos os meses há receitas específicas para o robot, assim como na página oficial e na aplicação Chef Online.
 

Preço

Esta é uma grande diferença. O novo modelo da Bimby chega ao mercado pelo valor de 1095 euros, já a Yämmi custa 395 euros. Naturalmente, a diferença nota-se em agumas funcionalidades, tecnologia e material das máquinas. Além disso, a Vorwerk foi a pioneira, está há muito anos no mercado e acaba de lançar um robot de quinta geração. Contudo, numa análise da DECO, a Yämmi mesmo com uma avaliação inferior à da Bimby, obteve um resultado na zona de boa qualidade.
 
Consiga o seu robô de cozinha sem comprometer o seu orçamento. Saiba como aqui.

Veja também: