Publicidade:

Bimby vs Yämmi: descubra as diferenças

Bimby vs Yämmi: compare estes dois robots de cozinha e escolha o ideal para si. Leia o nosso artigo e descubra as diferenças e as semelhanças.

Bimby vs Yämmi: descubra as diferenças
Compare estes dois robots de cozinha

Os robots de cozinha são invenções que muito auxiliam na sua cozinha. A Bimby foi pioneira no mercado mas em 2013 chegou também a Yämmi, mais económica do que a Bimby e aparentemente semelhante. Mas quais as diferenças entre a Bimby e a Yämmi? Explicamos tudo.

Bimby vs Yämmi: análise comparativa


1. Funções

No que diz respeito a funções, os dois robots são equivalentes, pois ambos permitem amassar, cortar, picar, liquidificar, aquecer, refogar, emulsionar, bater em castelo, cozinhar a vapor, ferver, misturar, moer, ralar, pulverizar, saltear, triturar. Paralelamente, ambos permitem o ajustamento da temperatura, da velocidade e do tempo, a qualquer altura.

Tanto a Bimby como a Yämmi permitem que escolha temperaturas entre os 37º e os 120º. Ambas possuem 11 velocidades (incluindo no que diz respeito à função para amassar massas de pão ou pizzas) e a velocidade turbo.

2. Lâminas

Se, inicialmente, a Bimby estava em vantagem, uma vez que possuía apenas uma lâmina para todas as funções, e a Yämmi precisava de duas (uma para cortar e a outra para misturar), essa diferença teve fim com o lançamento da Yämmi 2, agora com uma única lâmina que permite cortar, moer e picar e, quando se inverte o sentido, consegue mexer, amassar ou misturar.

Além disso, tanto a Bimby como a Yämmi trazem um acessório misturador, que permite preparar claras em castelo, mousses, cremes ou até mesmo molhos.

bimbyBimby. Fonte da imagem: Vorwerk

3. Ecrã

A nova Bimby já possui um inovador ecrã táctil, com apenas um botão para todas as funções. Em comparação, a Yämmi já tem vários botões: o botão seletor (que define os valores para a função selecionada) e um botão que corresponde a cada função.

No entanto, o modelo mais recente da Yämmi tem uma novidade no botão que faz a seleção: este acende a luz azul quando trabalha a temperaturas até 60°C, e uma luz vermelha para temperaturas superiores a 60°C. Paralelamente, sempre que este robot de cozinha estiver mais de 15 minutos sem utilização, entra em modo de espera.

4. Balança

Tanto a Bimby como a Yämmi, no seu modelo mais recente, trazem a balança incorporada, ambas com função tara.

5. Bandeja de vapor

A Bimby e a Yämmi estão preparadas para cozer a vapor. Desta forma, poderá, ao mesmo tempo, cozinhar no copo e na bandeja do seu robot de cozinha, podendo preparar vários pratos em simultâneo. Para cozinhar a vapor, a Bimby possui dois níveis e um tabuleiro. Quanto à Yämmi, apresenta três níveis e dois tabuleiros.

6. Copo e tampa

Se o copo da Bimby tem capacidade para 2,2 litros, o da Yämmi tem para 2,5 litros. Ambas têm sistema de aquecimento com sensor de temperatura. A Yämmi oferece-lhe ainda a opção de adquirir o acessório panela, onde poderá cozinhar maiores quantidades, até 3,7 litros.

A tampa da Bimby, tal como a da Yämmi, permite que os ingredientes sejam adicionados no copo à medida que são necessários, sem ser necessário parar o processo e abrir a tampa. No seu modelo mais atual, a Bimby apresenta um sistema automático de fecho.

Quanto ao sistema de fecho da Yämmi, tranca rodando. No entanto, é muito eficaz e aparece, no visor, o símbolo de um cadeado, indicando se o copo está fechado convenientemente.

yammiYammi. Fonte da imagem: Yammi

7. Copo Medida

O copo de medida, tanto na Bimby como na Yämmi, permite medir os ingredientes (até 100ml) e serve também como proteção, tapando o bocal da tampa enquanto cozinha e evitando que saiam salpicos a altas temperaturas.

O copo da Bimby não tranca, mas permite introduzir ingredientes de forma lenta e em fio. Já o copo da Yämmi encaixa e pode ficar solto, ou então tranca, não permitindo que salte.

8. Receitas

No que diz respeito à Bimby, existem já milhares de receitas, que pode encontrar na revista mensal, nas dezenas de livros que já foram editados, no site oficial, na aplicação e na inovadora TM5, a Chave de Receitas que traz todas as receitas já programadas!

Quanto à Yämmi, poderá consultar as receitas no livro, na revista Continente, na página oficial e também na aplicação.

9. Preço

Aqui é onde se vê a maior diferença. A Yämmi 2, versão mais atual deste robot de cozinha, custa €319,20. Já a Bimby, na sua versão mais atual, de 5ª Geração, custa €1.224. Esta diferença de preço faz-se notar devido a algumas funcionalidades, à tecnologia usada e ao material das máquinas.

Após analisar esta comparação Bimby vs Yämmi, faça a escolha mais acertada para si!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.