Bolachas de aveia: duas receitas simples e deliciosas

Esta é uma excelente forma de substituir as bolachas calóricas e, para além de ser mais saudável, é ainda super saborosa. Vamos aprender a fazer bolachas de aveia?

Bolachas de aveia: duas receitas simples e deliciosas
Snacks saudáveis e fáceis de preparar

As nossas receitas de bolachas de aveia são muito fáceis de preparar e são uma alternativa mais saudável a outros tipos de bolachas e biscoitos mais calóricos.

Se não resiste a uma bolachinha ao lanche da manhã ou da tarde, saiba que é muito mais benéfico para a saúde preparar bolachas em casa do que comprá-las no supermercado, especialmente se incluírem aveia.

Bolachas de aveia: receitas simples, rápidas e deliciosas

aveia

A aveia é considerada um super alimento, pois apresenta um conjunto de características que a tornam num excelente aliado da sua saúde. Entre os seus principais benefícios, destacamos a capacidade de regular os níveis de colesterol e os níveis de açúcar no sangue, aumentarem a sensação de saciedade e ajudarem nos processos de emagrecimento, no controlo da pressão arterial e dos quadros inflamatórios.


Bolachas simples de aveia

bolachas-de-aveia

Ingredientes
100g de flocos (finos) de aveia
100g de farinha de aveia
100g açúcar
75g manteiga
1 c. chá de fermento em pó
2 ovos
Raspa de 1 limão ou laranja

Modo de preparação

  1. Coloque a manteiga numa chávena e leve ao microondas até derreter.
  2. Junte a manteiga derretida com a farinha, os flocos, o açúcar e os ovos. Mexa muito bem, até todos os ingredientes estarem bem unidos.
  3. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel de vegetal e deite, com a ajuda de uma colher, pequenas porções de massa no tabuleiro. Espalme-as ligeiramente.
  4. Leve as bolachas ao forno pré-aquecido a 200 graus, durante 6 a 7 minutos.
  5. Retire as bolachas do forno e deixe arrefecer antes de retirar do tabuleiro e de as guardar.

Bolachas de aveia com canela

bolachas-de-aveia

Ingredientes
150g flocos de aveia
100g açúcar amarelo
100g farinha
1 c. chá de canela
100g de manteiga
2 ovos

Modo de preparação

  1. Misture todos os ingredientes de modo a obter uma massa, mais ou menos, homogénea. Pode usar uma batedeira, um robot de cozinha ou mesmo uma colher de pau.
  2. Num tabuleiro de ir ao forno forrado com uma folha de papel vegetal, coloque pequenas porções de massa.
  3. Pressione ligeiramente, com uma colher, os montinhos de massa e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus, durante cerca de 15 minutos.
  4. Retire do forno e deixe arrefecer. Só depois de frias é que as deve guardar.

Estas receitas de bolachas de aveia são muito saborosas e muito nutritivas. Pode armazenar as suas bolachas em local hermético durante algumas semanas, sem que elas percam as suas propriedades iniciais.

Veja também: