Bolo de claras: 3 receitas deliciosas

Se a curiosidade (ou a gula) o fez pesquisar por uma receita de bolo de claras, não precisa de procurar mais.

Bolo de claras: 3 receitas deliciosas
Descubra uma receita perfeita para um lanche ou sobremesa

Quantas vezes não deu por si a desperdiçar claras, porque algumas receitas só usam gemas? Pois bem, pode estar prestes a acabar com esse desperdício. Basta para isso fazer um belo de um bolo de claras que, contrariamente aos doces que só usam gemas, necessitam apenas de claras. E a melhor parte é que pode usar claras congeladas, reaproveitadas de outras receitas.


Bolo de claras: receitas simples e deliciosas!


Bolo de claras com arandos

arandos

Ingredientes

250g de açúcar
150g de manteiga sem sal
12 claras
130g de farinha com fermento
1 c. de chá rasa de canela em pó
50g de amêndoa moída
50g de arandos
½ cálice de vinho do Porto


Modo de preparação
Comece por misturar, numa taça, arandos e o vinho do Porto e deixe repousar durante 10 minutos. À parte, noutra taça, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Noutra taça, bata as claras em castelo.

À parte, peneire a farinha e misture com canela. Depois adicione as claras ao preparado do açúcar e da manteiga, alternando com a farinha peneirada com a canela e vá envolvendo delicadamente. Por fim, junte a mistura dos  arandos e do vinho do porto e a amêndoa moída.

Coloque a massa numa forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40 minutos (pode verificar o estado de cozedura com a ajuda de um palito, quando sair seco, pode retirar). Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
 

Bolo fofo de claras

fofo

Ingredientes

12 claras
210g de açúcar
120g farinha com fermento
1 c. de sobremesa de essência de baunilha
Sal q.b.

 
Modo de preparação
Muito simples. Bata as claras com uma pitada de sal, até formar picos moles. Depois, acrescente o açúcar (aos poucos), batendo sempre, até formar picos firmes (em castelo). Junte a essência de baunilha e bata novamente. Peneire a farinha para a mistura das claras e envolva.

Depois é só colocar a massa para uma forma forrada com papel vegetal e untada com margarina e levar ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante 30 minutos. Quando estiver cozido, retire, desenforme e deixe arrefecer. Pode decorar a gosto.
 

Bolo de chocolate e claras

chocolate

Ingredientes

240g de claras de ovo (cerca de 7 claras)
120g de chocolate negro
180g de açúcar fino
70g de farinha para bolos
Framboesas para decorar (opcional)


Modo de preparação
Comece por pré-aquecer o forno a 170ºC e untar uma forma com manteiga e forrar com papel vegetal. Derreta o chocolate em banho-maria. Bata as claras, até formar picos moles. Vá juntando o açúcar (uma colher de sopa de cada vez) e continue a bater até formar picos mais firmes. Depois junte o chocolate, já derretido, e envolva delicadamente.

De seguida, peneire a farinha para a mistura de claras e chocolate e envolva tudo suavemente. Coloque o preparado na forma e leve ao forno, durante cerca de 45 minutos (ou verifique o estado de cozedura com o palito). Quando estiver pronto, retire, desenforme e decore com as framboesas.

Da próxima vez que estiver quase deitar fora as claras que sobraram de uma ou várias receitas, pense duas vezes. Vai mesmo querer perder a oportunidade de se deliciar com um bolo de claras?
Veja também: