Dicas de chef para conseguir um bolo fofo

Como conseguir um bolo fofo para a hora do lanche? É simples e nós temos um passo a passo super fácil para mostrar. Tome nota e faça um brilharete à mesa.

Dicas de chef para conseguir um bolo fofo
Há bolos e bolos... Quer servir o melhor de todos?

Um bolo fofo é uma excelente escolha para o cafezinho da tarde, para acompanhar o chá, para a hora do lanche, para os convívios… Mas, afinal, como fazer o bolo macio e perfeito? Veja aqui dicas incríveis para tornar essas doçuras ainda mais irresistíveis.

Dicas de chef para fazer um bolo fofo e delicioso

As pausas da tarde combinam com doce e, nessas alturas, não há nada melhor do que fazer uma aposta no velho, e bem conhecido, bolo fofo. A certeza é uma só: vai agradar a todos, pois seja qual for o sabor, este mimo é sempre um bom acompanhamento.

O problema? Muitas pessoas acabam por errar no ponto de cozedura. Então, como acertar na altura de levar um bolo impecável à mesa? Tome nota.


Passo a passo para conseguir um bolo fofo

como conseguir um bolo fofo

  1. Para começar, vai precisar de separar todos os ingredientes e deixá-los fora do frigorífico – à temperatura ambiente. De seguida, depois de ter tudo bem separado, deixe o forno a pré-aquecer (a 180 graus), unte e polvilhe a forma escolhida.
  2. Uma vez que as receitas habitualmente pedem medidas caseiras (chávenas, colheres, copos), vai precisar de colocar os ingredientes nesses medidores – mas, sem “apertá-los”. Passe apenas uma faca por cima, para nivelar.
  3. Tenha em atenção que vai precisar peneirar os ingredientes mais secos, como a farinha de trigo, o açúcar e o fermento.
  4. Um truque simples que não deve deixar escapar: a cada duas chávenas de farinha de trigo, troque meia chávena pela mesma quantidade de amido de milho. Isso vai garantir que o bolo fica muito mais fofinho.
  5. De seguida, bata a manteiga/margarina e o açúcar na batedeira até que forme um creme esbranquiçado. Só depois junte e os ovos e os restantes ingredientes, tal como mandar a receita.
  6. Se a receita pedir claras batidas em castelo, junte-as apenas no final, mas antes do fermento. Para envolver, faça movimentos de baixo para cima. Isso vai ajudar a incorporá-las à massa.

As nossas melhores receitas de bolos

Ver receita de bolo de chocolate húmido e fofo >>

Ver receita de bolo de leite condensado rápido e simples >>

Ver receitas de bolos de claras >>

Ver receita de bolo de cenoura >>

Ver receita de bolo de laranja >>

Veja também: