Publicidade:

Manual de salvação para um bolo mal cozido

Viemos salvar um pequeno - e comum - fracasso culinário: saiba, com a nossa ajuda, o que fazer quando tem um bolo mal cozido. Preparado para o sucesso?

Manual de salvação para um bolo mal cozido
Há sempre solução para um bolo mal cozido

Vai receber uns amigos para lanchar e na hora de retirar o bolo do forno percebe que o astro da mesa tem o interior cru. Tenha calma e não desespere, pois temos algumas dicas que são bem capazes de o ajudar a saber lidar com um bolo mal cozido. Concentre-se nas soluções – e não no problema – e verá que vai conseguir dar a volta à questão.

O melhor? Ninguém vai aperceber esse pequeno percalço. Sensacional, não acha?

Bolo mal cozido: o que fazer? 3 dicas


BoloFonte: Pixabay/malinbatmastar

É mais frequente acontecer que o bolo fique mal cozido no interior quando ele é assado em  formas grandes, redondas ou quando é de chocolate. Porém, para qualquer um destes casos há uma salvação possível.

Dica#1: Folha de alumínio

Com o bolo ainda no forno, coloque uma folha de papel alumínio, com a parte brilhante voltada para o bolo, e deixe assar mais um pouco (5 a 10 minutos). Vá verificando com um palito. Quando sair limpo, é porque já está assado.

Nota importante: cuidado para não deixar queimar as laterais do bolo.

Dica#2: Temperatura do forno

Diminua a temperatura do forno, para que as laterais do bolo não fiquem secas, enquanto o interior acaba de cozer.

Dica#3: Torrar ou esfarelar

Se o bolo ficou irremediavelmente mal cozido e já não há mesmo nada a fazer, não desespere, nem pense em deitar o bolo ao lixo. Fatie-o e leve-o ao forno, como se se tratasse de fatias de pão. Deixe torrar levemente e sirva assim, acompanhado por uma compota que ligue bem. Outra alternativa, pode ser esfarelar essas torradas e servir essas migalhas num doce de colher como o leite creme – ou, simplesmente, acompanhadas por chantilly e pedaços de fruta

A mensagem principal que queremos passar é que, mesmo quando uma receita corre menos bem, há sempre solução e o desperdício dos alimentos nunca deve ser uma opção. Se já lhe aconteceu fazer um bolo mal cozido, saiba que pode sempre deixá-lo mais uns minutos no forno ou fatiá-lo e reinventar a receita que pretendia fazer. Quem sabe, pode assim descobrir uma nova sobremesa deliciosa…

Veja também: