AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Bolsas de estudo, investigação e estágio em Portugal e no estrangeiro

Já seja estudante há pouco tempo no ensino superior, recém-licenciado, doutorando, ou apenas jovem visionário, existem várias fundações e Instituições que oferecem oportunidades para continuar os estudos tanto em Portugal como no estrangeiro.

Bolsas de estudo, investigação e estágio em Portugal e no estrangeiro
Lista de Instituições com programas de apoio ao estudo
  • A maior parte das Fundações têm como objetivo apoiar a internacionalização do conhecimento português

Lista de Instituições e Fundações Portuguesas e estrangeiras com programas de apoio ao estudo.

 

• Fundação Oriente

A Fundação Oriente concede dois tipos de bolsas, as de Investigação e Doutoramento e as de Estágios de curta duração. As primeiras destinam-se à realização de teses de doutoramento e de investigação em temas relativos ao Extremo Oriente e Portugal. 
 

• Instituto Camões

Entre as bolsas atribuídas pelo Instituto Camões encontram-se várias bolsas de Governos e Instituições Estrangeiras a Cidadãos Portugueses, e o Protocolo que existe entre o Instituto e a Comissão Fullbright.
 

• Fundação Calouste Gulbenkian

Para jovens com bons resultados e baixos recursos económicos, a Fundação Calouste Gulbenkian concede uma bolsa de apoio à formação destinada a estudantes do 1º ano do ensino superior.
 
Por outro lado, esta fundação também apoia projetos na área do cinema e das artes visuais, sobretudo quando estes visam a internacionalização. 
 

• Centro Nacional de Cultura

Também destinadas a projetos nas áreas da Música, Artes Visuais, Literatura e Espetáculo, o Centro Nacional de Cultura concede bolsas a jovens portugueses até aos 30 anos interessados em lançar um projeto em Portugal ou no estrangeiro.
 

• Embaixada do Japão em Portugal

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão tem programas de apoio para jovens licenciados portugueses interessados em desenvolver um curso de pós-graduação no Japão. Para quem estiver interessado em concorrer a uma destas bolsas, deverá informar-se sobre as condições na Embaixada do Japão em Portugal.
 

• Fundação Luso-Americana

A Fundação Luso-Americana (FLAD) concede bolsas para estágios de investigação nos EUA, com duração de 4 a 9 meses e na área das ciências. 
 
Por outro lado, a fundação também visa a internacionalização do conhecimento científico com a Bolsa Papers.
 

• Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD)

Também na área das ciências no estrangeiro, o Serviço Alemão de Intercâmbio Académico concede bolsas de estudo para graduados e bolsas de investigação para Doutorandos.
 
Veja também: