Carro Roubado – O que fazer

Carro roubado? Saiba o que deve fazer em caso de roubo do seu carro. Medidas preventivas e onde anunciar o roubo de um automóvel. 

Carro Roubado – O que fazer
O que deve fazer em caso de carro roubado.

O roubo de automóveis está entre os tipos de criminalidades mais frequente em Portugal, com o número de furtos a ascender, anualmente e em média, as 10 mil viaturas. O mercado paralelo de peças e acessórios torna o carro roubado uma fonte apetecível de rendimento para os marginais, por isso, todos os carros são passíveis de roubo.
A prevenção é a melhor forma de evitar que o seu carro seja roubado, no entanto, os marginais estão cada mais “especializados” e os roubos acabam mesmo por acontecer. Assim, saiba o que deve fazer e conheça formas alternativas de anunciar o furto, para tentar encontrar o carro roubado mais rapidamente.


Carro roubado – passos a dar

Se for vítima do furto do seu automóvel deve:

  • Participar imediatamente, ou o mais rapidamente possível, à autoridade policial com jurisdição na área onde ocorreu o roubo. A Polícia de Segurança Pública (PSP) dará o alerta de forma célere a todos os seus comandos e unidades, bem como restantes forças de segurança, por isso quanto mais rápido for o seu alerta maior a possibilidade de recuperar o seu veículo;

  • Faça uma descrição o mais precisa possível dos objetos de valor que se encontravam no interior do carro roubado;

  • Solicite uma cópia da participação da ocorrência à autoridade policial para entregar ao seu agente ou mediador de seguros.

Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante.
Além destes procedimentos pode recorrer às redes sociais e internet para divulgar o roubo do seu carro e tentar a sua recuperação. As páginas de facebook “Carros Roubados & Carros Furtados & Veículos Abandonados na via”, “Carros Roubados em Portugal” e “Autoroubo”, esta última também com site, são algumas das opções disponíveis.


Prevenção

Algumas das medidas de prevenção anti-roubo sugeridas pelas autoridades de segurança:
  • Fechar o carro e trancar as portas;
  • Nunca guardar as chaves sobressalentes no interior do veículo;
  • Ao estacionar deixe o lado do motor do veículo virado para a zona mais visível;
  • Se ausentar-se do carro, mesmo que por breves instantes, não deixe o motor do carro a trabalhar;
  • Se possível instale dispositivos de segurança no seu carro, tais como: tranca, bengala de pedais ou de volante, preferencialmente visíveis do exterior, tampão do depósito de combustível com fechadura.


Veja também: