Os 4 carros familiares mais económicos do mercado

Saiba quais são os carros familiares mais económicos do mercado, para poder ter um meio de transporte que não o vai fazer ficar de carteira vazia

Os 4 carros familiares mais económicos do mercado
Com consumos pouco acima dos 3 litros aos 100, são modelos que valem a pena

Como se a água, a luz, a alimentação, a saúde, os estudos e a segurança não fizessem estragos grandes o suficiente no nosso orçamento familiar, temos ainda de lidar com meio de transporte para toda a família, de preferência sem ficarmos sem ordenado pelo meio. Optar por um dos carros familiares mais económicos do mercado pode vir a ser solução.

Nesta lista não contamos com carros elétricos – por terem claramente o menor consumo – nem com carros híbridos, por misturarem dois mundos diferentes o que os ajuda a serem mais económicos, tendo assim vantagem. Para quem procura modelos destes, existem carros como o Opel Ampera com um consumo combinado de 1,2 litros/100 km, ou o BMW i3.

Os dados do artigo baseiam-se no Guia de Economia de Combustível.  Note que os consumos referidos neste artigo correspondem a valores oficiais por cada 100 km, que são estandardizados e não contam com fatores como o estilo de condução e o trânsito, logo não correspondem a valores reais.
 

4 carros familiares que não o vão levar à falência

 

1. Opel Corsa – 3,1 litros

Opel Corsa

Entre os carros familiares mais económicos encontramos o Opel Corsa 1.3 CDTI 95 ecoFLEX Easytronic, o único nesta lista que por 100 km conta com um valor inferior a 3,2 litros.  O Corsa é o mais vendido da marca, e torna-se claro que consumos como este e o seu baixo preço ajudam.

 

2. Citroen C4 Cactus – 3,2 litros

Citroen C4 Cactus

Com o preço a rondar os €20.000 e com um consumo tão baixo como o que tem, o Citroen C4 1.6 BlueHDi 100 é claramente um dos carros familiares mais económicos que há à venda em Portugal.  Além de ser económico, é maneável, confortável e, admitamos, tem o seu estilo.

 

3. Peugeot 308 SW – 3,2 litros

Peugeot 308 SW

Esta carrinha familiar, de alta qualidade, pode ser comprada com algum esforço acima de €24.000, mas o seu design, fiabilidade, conforto e segurança fazem dela uma opção atraente. Se contarmos com o baixo consumo da sua versão 1.6 BlueHDi 120, temos então uma verdadeira oportunidade de poder passear com toda a família sem termos de fazer horas extra.

 

4. Volvo V40 – 3,2 litros

Volvo V40

Apesar de não ser assim muito barato inicialmente, o Volvo V40 D2 120 Kinetic Eco vem terminar a nossa lista de carros familiares mais económicos, com um consumo incrível para um carro premium como este modelo sueco, capaz de competir com os melhores de outras marcas, sendo ainda mais económico que a competição.


Veja também: