Publicidade:

Cartão de crédito novo: 7 conselhos de utilização

Um cartão de crédito novo é uma responsabilidade. Se é o seu primeiro cartão de crédito, é aconselhável que conheça as regras de utilização.

Cartão de crédito novo: 7 conselhos de utilização
Os cartões de crédito têm regras de utilização

Um cartão de crédito novo representa um largo horizonte de oportunidades. É importante saber o que deve fazer logo que o tem em seu poder.

Esse pequeno retângulo de plástico coloca-lhe “o mundo nas mãos”. Mas há regras, informações a ler com atenção e procedimentos a executar logo que o receba.

Cartão de crédito novo: o que fazer


cartao de credito

Sugerimos-lhe que cumpra estes 7 passos para que a utilização do cartão de crédito novo seja segura e eficiente.

Ativar o cartão de crédito novo

Por questões de segurança, o cartão de crédito exige ativação antes de entrar efetivamente em operação. Pode ser ativado presencialmente numa agência bancária, através da linha telefónica direta do banco que emitiu o cartão, ou na página eletrónica da instituição bancária, caso tenha aderido ao serviço de homebanking.

Tenha consigo o cartão, os seus dados de cidadão (números do cartão de cidadão, contribuinte e segurança social) e os dados do endereço postal e telefónico associados à conta do cartão. Normalmente, junto com o cartão vem um PIN (código secreto) que, após ativar o cartão, pode alterar.

Leia com atenção os termos e condições

É uma tarefa aborrecida, com certeza. No entanto, a leitura dessas páginas pode evitar alguns dissabores. O documento expõe as regras de utilização, as taxas de juro indexadas ao uso do novo cartão de crédito, o preço a pagar aquando da renovação do cartão, seguros que o cartão cobre e muitas outras situações.

Tenha presente os limites de crédito

Os cartões de crédito não são todos iguais. O crédito associado ao cartão está, muitas vezes, relacionado com o seu salário, se tem ou não contas poupança e com os seus gastos médios mensais. É importante saber qual o limite de crédito do seu cartão para estar confortável na utilização.

Aponte o número do serviço ao cliente

Há sempre a eventualidade de perder o cartão de crédito novo ou de o roubarem. Nestes casos, é ideal que ligue rapidamente para o número de serviço de apoio ao cliente do seu banco e reporte a ocorrência.

Esta etapa é essencial para evitar o uso indevido do cartão de crédito. O banco, logo que lhe comunique o sucedido, anula o cartão, evitando o seu uso por terceiros.

Adira ao banco online

Os bancos oferecem a possibilidade de aceder aos dados da sua conta, extratos de saldo e operações realizadas, movimentos do cartão de débito e também do cartão de crédito novo.

Se ainda não aderiu a esta funcionalidade, que não tem custos, pense em fazê-lo rapidamente. Afinal, seja por smartphone, tablet ou computador, fica com a sua conta disponível em qualquer lugar e a qualquer hora. Só precisa de ter internet.

Opte pelo débito bancário

É uma daquelas pessoas que tende a esquecer-se de pagar as contas mensais, como a fatura da água ou eletricidade? Opte por inscrever o pagamento dessas e outras despesas no seu cartão de crédito novo. Chama-se débito direto. Só terá de dar uma data e um valor para a realização do pagamento automático.

Memorize o código secreto

O código secreto ou PIN do seu cartão de crédito novo nunca deve estar junto com o cartão. Memorize o código. Há sempre a hipótese de alterar o PIN. E muitas vezes é a melhor opção. Basta escolher um código que, por qualquer razão, seja difícil de esquecer. Se quiser muito, guarde o PIN, mas num lugar bem longe do cartão de crédito.

Veja também: