12 Dicas para um casamento low cost

Um casamento low cost é sinónimo de original, criativo, bonito e inesquecível. Tudo isto sem fugir do orçamento. Conheça as nossas dicas.

12 Dicas para um casamento low cost
É possível e nós sabemos como.

Para ter um casamento low cost, não precisa cortar na diversão! Para começar deve tratar do orçamento e definir bem os seus limites. Depois atire-se à internet e comece a pesquisar por casamentos DIY. Inspire-se em páginas como a Style Me Pretty, nas sugestões da Martha Stewart ou nas ideias Simplesmente Branco e mãos ao trabalho.
Esqueça as convenções, as regras instituídas e faça o seu casamento, ao seu gosto e à medida da sua carteira. Seja uma cerimónia civil ou religiosa, é possível ter um casamento barato.
 

Como ter um casamento low cost

1. É muito complicado ter um casamento low cost com mais de cem convidados. Isto implica um espaço maior, um serviço mais tradicional e fica difícil fugir dos cerca de 100 euros por pessoa (contando com todas as despesas). Convide apenas a família e os amigos mais próximos, aqueles que estão sempre presentes e que são testemunhas do vosso amor.
 
2. Se tem um familiar ou amigo com uma casa ou jardim grande, peça-lhe para fazer lá o casamento. Se não tem, em vez de começar já a pensar em quintas ou restaurantes, considere alugar uma casa de turismo rural e faça lá a festa.
 
3. Se casar num dia da semana, mesmo em época alta, os preços são muito mais em conta. Não é tão fácil para os convidados, porque podem ter que tirar dias de férias, mas sendo poucos, talvez consigam encontrar uma data que sirva a todos.

Veja também: 5 lembranças de casamento originais e baratas

4. Mesmo um casamento low cost tem direito a convites. Para poupar, basta escolher o papel e uma fita de cetim, de ráfia ou de lã. Faça os convites no computador, imprima e feche com a fita. Numa pesquisa rápida online encontra muita inspiração.
 
5. Num casamento low cost é preciso ser criativo e a decoração pede isso mesmo. Consegue fazê-lo apenas aproveitando aquilo que já tem em casa, como luzes de Natal, latas, velas, fitas, frascos, fotografias, pedras, galhos e flores. Enfim, vire o Pinterest de uma ponta à outra e faça você mesmo.

dicas casamento low cost
 
6. O catering é onde os noivos gastam mais dinheiro. Mas é possível fazer diferente! Uma vez que são poucos convidados, deixe a cerimónia mais para o final da tarde e faça um lanche ajantarado. Ou casem bem cedo e junte todos para um pequeno-almoço como os das novelas, para um brunch ou um piquenique. Se vai fazer em casa de familiares ou amigos, peça ajuda a todos e preparem a comida antecipadamente.
 
7. De certeza que tem um amigo com talento para a fotografia, peça-lhe que seja o repórter do vosso dia. Se não quer arriscar, contrate um fotografo profissional apenas para a cerimónia e algumas fotografias com os convidados.
 
8. Se quer casar de vestido branco comprido como manda a tradição, mesmo num casamento low cost é possível. Várias marcas de pronto a vestir, têm vestidos brancos nas suas coleções, basta espreitar a asos, a BHLDN, a ModCloth ou a Mango. Em alternativa, peça a uma costureira que faça o seu vestido de sonho (compre os tecidos em feiras; é muito mais barato!).
 
9. Os noivos têm mais sorte. Praticamente em qualquer loja encontra fatos, com bom corte, a preços muito em conta. Arrisque nas meias ou na gravata para dar um toque diferente.
 
10. Num casamento, não pode faltar o bolo dos noivos. Se a sua prima tem mão para os doces, peça-lhe que faça o vosso bolo. Uma massa de pão de ló, recheio de compota e creamcheese e fica delicioso. Inspire-se nas receitas da Martha Stewart.
 
11. Quanto às flores para os ramos, decoração da festa ou da igreja, prefira flores da época porque são mais fáceis de encontrar e mais baratas. Se optar por um estilo campestre, mais em conta fica.
 
12. Dance toda a noite ao som das suas músicas preferidas. Faça uma seleção prévia, ligue o seu leitor de música (computador, iPod ou outro) a umas colunas e tem animação para a noite toda.
 
Veja também: