4 Coisas para fazer no São João no Porto

O São João está aí e se nunca veio à maior festa da cidade do Porto, está na hora de fazer as malas. Aprenda a viver esta noite como um tripeiro!

4 Coisas para fazer no São João no Porto
Na noite de 23 para 24, todos os caminhos vão dar à Invicta!

A noite de São João no Porto é literalmente a noite em que tudo pode acontecer. Naturalmente, a festa tem os seus palcos de eleição como a Ribeira, as Fontainhas ou os Aliados, mas no Porto a festa de São João faz-se por toda a cidade e ao contrário do que muitos pensam, começa a festejar-se muitos dias antes... Este é um guia para não perder nada na melhor noite do ano na cidade Invicta.
 

GUIA PARA UM SÃO JOÃO MEMORÁVEL

 

PREPARAÇÃO: O QUE NÃO SE PODE ESQUECER

Lembre-se que a noite de São João começa cedo e só acaba de manhã, por isso, descanse antes da festa, para o cansaço ou o sono não o traírem. Vista calçado confortável, coma com moderação e beba muita água, a desidratação é um dos piores amigos dos foliões.
Beba álcool com moderação e esteja atento ao piso irregular no centro da cidade. Por último, guarde bem a carteira, que entre as marteladas, também há foliões que são amigos do alheio. 
Por último, não se esqueça de comprar o martelinho, o alho-porro e a cidreira uns dias antes, sempre vai poupar uns euros. Lembre-se também de comprar um balão de São João, mas mais tarde falamos já a seguir.

 

1. ONDE COMEÇAR A FESTA

A tradição pede uma sardinha nas Fontainhas, o fogo na Ribeira, um saltinho aos Aliados, um bailarico em Miragaia, e molhar os pés numa praia da Foz. Há quem consiga faze-lo, mas não é fácil atravessar a cidade toda para “picar o ponto” em todas as festas como tanto gostam os portuenses. É uma tarefa difícil, tendo em conta que a Câmara Municipal do Porto tem alargado a festa a outras zonas da cidade. Depois de ter feito regressar a festa à Rotunda da Boavista em 2014, este ano criou um novo espaço com animações e diversões em Campanhã. Opções não faltam, será sempre impossível viver toda a festa, que o Porto tem para lhe oferecer, portanto aproveite e divirta-se!

 

2. OLHOS NO CÉU

O céu do Porto (e Gaia) ilumina-se como nunca na noite de São João. Desde que a noite começa a cair, pontos luminosos surgem no céu. A culpa é dos balões de São João que iluminam o firmamento na noite mais curta do ano. 
Lançar um balão de São João é uma das belas tradições que reúnem amigos e desconhecidos, todos dando literalmente uma mãozinha, para ajudar o balão a insuflar, enquanto todos apelam ao padroeiro para que faça o seu balão subir...

Por volta da meia-noite não faltam locais para assistir o grande fogo-de-artifício sobre o rio. O importante é chegar cedo para arranjar lugar, e escolher um local onde possa vislumbrar um pouco mais que uma nesga de céu.
Os foliões gostam de procurar a Ribeira e as duas margens do Douro para não perderem pitada. Mas na cidade não faltam espaços para acompanhar o fogo como o pátio da Sé, os Miradouros das Virtudes e da Vitória, ou o adro da Igreja dos Grilos.

 

3. BAILARICOS

Na noite de São João, além do martelo, do manjerico e da sardinha, o folião terá de saltar uma fogueira e dar um “pezinho de dança” num dos muitos bailaricos improvisados que surgem pela cidade desde os Clérigos até Massarelos. Mas se gosta muito de dançar então rume a Miragaia, onde o baile dura a noite toda e a festa tem tradição. Ali toda gente dança, e não se acanhe quando o convidarem para dançar, no Porto ninguém fica parado.
Se tiver fome há sempre um caldo verde borbulhante, uma picante e saborosa bifana ou uma sardinha que ainda crepita na brasa.

 

4. CONCERTOS

A grande noite de São João vai ter o seu habitual concerto na Avenida, com os Xutos & Pontapés a animarem as gentes com um concerto que começa já depois da meia-noite, uma vez terminado o fogo-de-artifício. 
No dia seguinte, a Banda Sinfónica Portuguesa enche a Avenida com a visita de um reportório que inclui música dos Queen e dos Beatles, entre outros.
No dia 25 é a vez dos tripeiros GNR juntarem forças com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana para um concerto memorável para fechar as hostilidades.

Se quiser saber mais sobre a programação de São João, clique aqui




Veja também: