8 coisas que não deve ter em casa pela sua saúde

Sente que fica muitas vezes doente? Então, está na hora de pegar num saco do lixo para se livrar ou substituir estas 8 coisas que não deve ter em casa.

8 coisas que não deve ter em casa pela sua saúde
Há perigos escondidos onde menos espera

coisas que não deve ter em casa e há outras que deve substituir com frequência para evitar riscos para a sua saúde, que podem ser provocados por químicos perigosos ou por germes, bactérias e micróbios que se alojam em obejtos que usa diariamente. Todos nós temos estes comportamentos altamente nocivos para a nossa saúde sem nos apercebermos dos riscos que estamos a correr. Está na hora de mudar!
 

8 coisas que não deve ter em casa porque prejudicam a sua saúde



Caixas de plástico velhas

Também conhecidas como “tupperwares”, se estão muito velhas ou rachadas, está na hora de as deitar fora. Especialmente se as caixas já têm mesmo muitos anos e foram muitas vezes lavadas na máquina ou usadas no microondas, podem os seus componentes já não ser muito seguros. Os especialistas recomendam, inclusive, que caixas de plástico não devem ser colocadas no microondas, o ideal será usar sempre opções de vidro.



Purificadores do ar

Na sua composição, os purificadores do ar incluem um químico que permite que o perfume dure por mais tempo e que, se inalado em grandes quantidades, pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Sem dúvida, é uma das coisas que não deve ter em casa. Nestes casos, o melhor é optar por livrar-se da origem do mau odor ou abrir as janelas com mais frequência.



Sabão antibacteriano

De acordo com o um relatório de 2014, do organismo que regula os medicamentos e produtos alimentares nos Estados Unidos da América (FDA), o sabão antibacteriano é uma das coisas que não deve ter em casa já que não é mais eficaz do que os restantes a eliminar bactérias. Na verdade, está provado que um dos ingredientes que o compõe provoca alterações hormonais nos animais e há também a preocupação de que a substância química pode contribuir para a resistência aos antibióticos.



Sapatilhas de corrida

As sapatilhas de corrida devem ser substiuídas a cada 500 a 650 km, ou seja, um atleta que corra cerca de 50 km por semana, deve trocar as sapatilhas a cada três meses. Com o desgaste, as sapatilhas perdem a sua capacidade de amortecimento e são menos eficazes a absorver o impacto da aterragem de cada passo, logo, há mais força sobre músculos, ossos e tendões, colocando-o em risco de lesões. Se não é um corredor ativo, substitua as suas sapatilhas a cada seis meses.



Escova de dentes

Se, pelo menos, escova os dentes de manhã e à noite, as cerdas da sua escova de dentes, ao fim de três meses de uso, devem estar bastante desgastadas. Uma escova de dentes com as cerdas desgastadas é menos eficinete na limpeza dos dentes e o combate às cáries, por isso, a cada três meses, precisa de uma escova nova. Veja também outras sugestões para uma melhor saúde dentária.



Restos de comida no frigorífico

Quando se trata de alimentos altamente perecíveis, como ingredientes de origem animal, a regra é comer, deitar fora ou congelar no prazo máximo de três dias. Se não o fizer está a correr sérios risco de saúde uma vez que, em menos de uma semana, a listeria desenvolve-se aos milhões a temperaturas de refrigeração e está ligada a eventos como a meningite, abortos e até a morte.



Maquilhagem

Maquilhagem líquida, como é o caso do rímel ou bases, é o ninho perfeito para milhões de germes se instalarem. De cada vez que coloca o rímel nas pestanas, está a passar germes para os olhos e a acumular  novos germes na escova. Por isso, troque de rímel a cada dois ou três meses. No caso do batom, aplica-se a mesma regra, porém, neste caso pode estender-se até aos seis meses.



Esponja da cozinha

A esponja de cozinha é um dos objetos com mais germes numa casa. Se deixar a esponja ficar húmida… este é o ambiente perfeito para que proliferem. Nem a máquina de lavar loiça, nem o microondas são suficiente para os matar. Limpe os restos de comida com uma escova e troque a escova e a esponja com frequência.

Mude alguns hábitos, tenha mais saúde, viva mais e seja feliz!

Veja também: