10 coisas que não sabia sobre Amesterdão

Sabia que Amesterdão não é a única capital dos Países Baixos? E que na cidade há mais bicicletas do que habitantes? Conheça estes e outros factos curiosos.

10 coisas que não sabia sobre Amesterdão
Quem tem mais canais, Amesterdão ou Veneza?

Amesterdão é uma das principais cidades europeias e, por isso, muitas das suas imagens de marca são-nos familiares: bicicletas, coffee shops, canais, pontes, Anne Frank, Red Light District...  

Mas por detrás destes ex-libris escondem-se muitas curiosidades e estamos certos de que há muitas coisas que não sabia sobre Amesterdão. Venha conhecer algumas das histórias singulares sobre esta cidade cool.
 

10 factos curiosos sobre Amesterdão 


A origem do nome

Amesterdam

O nome da cidade em holandês é Amsterdam: junção de Amstel, o nome do rio que passa na cidade, à palavra ‘dam’, que significa ‘barragem’, em alusão aos diques e barreiras que tiveram de ser construídos para impedir o avanço do mar sobre a cidade.
 


O povo mais alto do mundo

Quem são as pessoas mais altas do mundo? Os nórdicos? Os alemães? Não! São os holandeses: segundo os últimos dados disponíveis, a média de altura é de 1,84 m para os homens holandeses e 1,70 m para as mulheres do país. Por isso, em Amesterdão, não se admire se ficar com dores de pescoço ao pedir informações aos locais. As explicações para este facto variam: há quem diga que está no seu ADN e no seu nível de vida, há quem afirme que é devido ao elevado consumo de laticínios.
 


Bilingues

86% dos habitantes de Amesterdão falam fluentemente holandês e inglês, claramente um dos fatores que torna esta cidade um apetecível e convidativo destino turístico.
 


Caldeirão multicultural

Amesterdão Multicultural

Uma das razões para que o inglês seja praticamente uma língua-mãe para os habitantes de Amesterdão é o facto de na cidade conviverem diariamente habitantes oriundos de 176 nacionalidades diferentes. Esta variedade reflete-se também nas propostas gastronómicas, sendo possível encontrar na cidade pratos das mais variadas cozinhas étnicas.
 


Pessoas & bicicletas

Estima-se que na cidade existam cerca de 880 mil bicicletas, definitivamente um dos meios de transporte favoritos dos holandeses em geral e dos habitantes de Amesterdão em particular, devido à geografia plana do país e da cidade.

No entanto, os seus residentes são pouco mais do que 800 mil. E a informação que se segue, estamos certos, era uma das coisas que não sabia sobre Amesterdão: parte do número de bicicletas a mais deve ser para compensar a quantidade de bicicletas que todos os anos são retiradas do fundo dos canais: 12 mil.



Canais & pontes

Pontes Amesterdão

Se achava que Veneza era a cidade com mais canais e pontes no mundo, estava enganado. Amesterdão ganha no campeonato das cidades flutuantes: 165 canais, 1281 pontes, 8 pontes levadiças e 2500 barcos-casa.
 


Apanhar boleia de bicicleta

Backie

Sabia que em Amesterdão é possível apanhar boleia de um ciclista? Para tal, só tem de observar as bicicletas e verificar se estas têm um suporte amarelo por cima da roda traseira. Se sim, só tem de acenar e gritar “backie!”. É uma forma diferente e divertida - ainda que pouco confortável, uma vez que irá sentado no suporte para bagagens - de travar conhecimento com os locais.
 


As casas mais estreitas do mundo

Casas estreitas Amesterdão

As casas de Amesterdão são conhecidas por serem bastante estreitas e na cidade são muitos os edifícios que reclamam ser a “casa mais estreita”, no entanto, parece que o título vai para o número 7 da rua Singel, uma habitação com apenas um metro de largura.

A explicação para casas tão magras está no imposto que os proprietários pagavam no século XVII, calculado de acordo com a largura dos edifícios. Isto originou a procura e a construção de habitações estreitas (pelo menos à face da rua, pois muitas vezes, nas traseiras, os edifícios ficavam mais largos, mas as autoridades não tinham disso conhecimento).

 

Capital vs Sede do Governo

Amesterdão é a capital oficial dos Países Baixos, ratificada pela Constituição do país, no entanto, a “capital política” é a cidade de Haia, a sul de Amesterdão, onde se encontram a sede do governo holandês e a maior parte das Embaixadas.

 

Cidade com mais cultura por m2

Museus Amesterdão

E para terminar esta lista de coisas que não sabia sobre Amesterdão, aqui fica um pouco de cultura. Na cidade, há 51 museus e 141 galerias de arte. Rijksmuseum, Museu Van Gogh, Casa de Anne Frank, Museu Marítimo Nacional, Hermitage, Eye Film Museum e Steledijk, são apenas algumas das instituições culturais que contribuem para que Amesterdão seja a cidade com mais museus por metro quadrado e mais “cultura” per capita do mundo.

À procura de alojamento em Amesterdão? Saiba onde ficar, ao melhor preço! >>

Veja também: