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7 alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

A principal arma para prevenir o aumento do seu colesterol é uma alimentação cuidada e equilibrada.

7 alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Conheça o que pode comer para ajudar a melhorar o seu colesterol

O colesterol é uma substância lipídica que circula no nosso sangue ligado a proteínas. Quando o colesterol se encontra elevado no nosso organismo significa que irá haver uma obstrução das artérias, dificultando a passagem do sangue, e provocando as mais graves doenças como problemas cardíacos, AVC, entre outras. 


Tipos de colesterol


Colesterol LDL

Este é o colesterol mau. É aumentado pelo consumo de:
  • Produtos ricos em gordura saturada como as carnes vermelhas e lacticínios;  
  • Produtos confecionados com gorduras hidrogenadas;
  • Alimentos alterados pelo calor, como por exemplo, fritos, margarinas hidrogenadas e alguns pratos pré-confecionados.


Colesterol HDL

Este é o colesterol bom. É conseguido com uma alimentação rica em ácidos gordos como o ómega3, que se costuma encontrar no peixe, em vegetais, em algumas sementes e frutos como as nozes.



Regras para uma alimentação correta

  • Eliminar o mais possível as gorduras da carne, da manteiga, de queijo e leite gordos, ovos, etc;
  • Preferir gorduras vegetais como o azeite e outros óleos vegetais como milho, girassol, soja, grainha de uva ou gordura de peixe;
  • Optar por carnes com a cor branca como o frango;
  • Preferir comer peixe várias vezes por semana;
  • Aumentar muito o consumo de sopas de hortaliças, saladas, fruta, etc;
  • Consumir mais produtos lácteos magros;
  • Seguir a roda dos alimentos mediterrânea. 



7 alimentos que ajudam a melhorar o colesterol


1. Azeite

azeite

É rico em ácido oleico. Existem muitas evidências dos benefícios do azeite no que diz respeito ao colesterol, que deriva dos seus ácidos gordos monoinsaturados.


2. Abacate

abacate

O seu consumo ajuda imenso a reduzir o colesterol. Porque é constituído por gorduras monoinsaturadas, estas ajudam a regular o nível de colesterol. E têm como característica aumentar a formação de HDL.


3. Alcachofra

alcachogra

Tem como propriedade baixar o LDL. A alcachofra é constituída pela cinarina, que é uma potente protetora do fígado.


4. Frutos secos

frutos

Mesmo sendo bastante energéticos não contêm colesterol. Para além disso, aumentam o HDL, colesterol bom, e as suas fibras são ótimas a eliminar o LDL. 


5. Romã

roma

Pode usufruir de todos os seus benefícios em sumo que reduz a acumulação de resíduos de colesterol, aumentando a produção de ácido nítrico. Este sumo tem um duplo efeito: reduz o mau colesterol e aumenta o bom.


6. Leguminosas

legumes

Têm pectina, que reduz o colesterol total e o nível de LDL, fazendo com que seja eliminado do organismo. Para além disso, são ricas em lecitina, uma substância que emulsiona as gorduras, ajuda a descartá-las e a formar HDL, o colesterol bom. 


7. Alho

alho

Evita a oxidação do LDL. O alho tem propriedades para reduzir o colesterol e os triglicéridos. Para além disso, contém quercetina que evita que o colesterol mau oxide e adira às paredes das artérias. 

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Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.