Sabe com que frequência deve lavar as almofadas?

Se não sabe a resposta a esta questão nós dizemos-lhe. Saiba ainda como lavar as almofadas corretamente.

Sabe com que frequência deve lavar as almofadas?
A resposta certa é: mais vezes do que possa pensar

Se lhe perguntássemos com que frequência se devem lavar as almofadas, qual seria a sua resposta? E sim, falamos mesmo de lavar as almofadas, não as fronhas.

A pergunta pode parecer descabida, mas a verdade é que muitas pessoas não saberão responder e as que tentarem adivinhar a resposta muito provavelmente vão falhar. Mas não se preocupe, nós dizemos-lhe tudo.


Com que frequência se devem lavar as almofadas?

A cada três meses. Sim, leu bem. A cada três meses as almofadas deveriam ser lavadas. E há uma boa razão para o fazer com tanta frequência.

Com o passar do tempo, há uma série de substâncias que se vão acumulando no interior da sua almofada. Falamos de coisas como pó, germes, bactérias, células mortas, gordura da pele e pequenos detritos que se vão acumulando noite após noite e que, além de não tornarem a sua almofada a coisa mais higiénica, podem, por exemplo, provocar acne ou alergias.

Além disso, o princípio é simples. Se lava as fronhas, lençóis e edredons, porque ficariam as almofadas de fora?



Lavadas a cada três meses e substituídas logo a seguir

Pois é, ainda que se devam lavar com frequência, há quem defenda que as almofadas devem ser substituídas a cada seis meses, mais coisa, menos cois, ou – na pior das hipóteses – ao fim de três anos (se as for lavando com a frequência necessária).



Como lavar as suas almofadas?

Agora que sabe que deve prestar mais atenção às suas almofadas há que saber como tratar delas, para garantir que estão deviamente limpas.

Antes de mais verifique as etiquetas das suas almofadas para confirmar o tipo de material em que são fabricadas, bem como as instruções de lavagem e/ou secagem definidas. Muitas almofadas podem ser lavadas na máquina de lavar e, se for esse o caso, tem a tarefa facilitada. Normalmente, desde que sejam preenchidos com espuma simples, fibra acrílica ou fibra natural, a maioria das almofadas pode ser lavada.

Se for esse o caso, é simples. Basta colocar na máquina e lavar. Por norma sugere-se que lave em água fria, no ciclo de lavagem suave, mas se preferir pode seguir as instruções de lavagem definidas na etiqueta (pode até usar a temperatura de água máxima permitida nas instruções para eliminar todos os germes e bactéricas). Depois de lavar é importante que deixe secar bem para evitar odores desagradáveis. Se o secar ao ar livre, não se esqueça de amaciar a almofada de vez em quando, para garantir o interior fica bem seco.

Outro truque para manter a sua almofada higienizada é deixá-la a arejar de vez em quando ou colocá-la na máquina de secar, pois o calor ajuda a exterminar os germes e bactérias. Surpreendido?

Veja também: