Como apanhar a Google à escuta?

Não se deixe enganar… Eles andam aí! Saiba como apanhar a Google à escuta e o que fazer para remediar a situação.

Como apanhar a Google à escuta?
Xô! Sai daqui Google!

Num mundo cada vez mais “inteligente”, a probabilidade de perdermos grande parte da nossa privacidade é grande. E desengane-se quem pensa que é tudo fruto da imaginação de alguns e que só acontece nos filmes… Não se recorda do escândalo criado à volta das Smart TVs da Samsung? Pois bem, hoje vamos dizer-lhe como apanhar a Google à escuta e aquilo que pode fazer para se precaver.
 

Publicidade

Já reparou na quantidade de informação que recebemos todos os dias? Somos bombardeados constantemente com publicidade e com todo o tipo de produtos. No carro através de outdoors ou da rádio, em casa através da televisão… ou até no tablet ou no smartphone quando acedemos ao Facebook ou fazemos uma pesquisa no Google! Ora, esta é uma das melhores formas de apanhar a Google à escuta. 

Nunca lhe aconteceu falar de alguma coisa com algum amigo ou amiga e depois apanhar uma publicidade sobre isso no Google? O importante aqui é que nunca tenha “mostrado” à Google aquilo que tinha conversado, ou seja, nunca ter feito uma pesquisa sobre esse tema em específico. Por exemplo, o utilizador confessa a alguém próximo que pretende viajar para… a Noruega! De repente, a Google começa a mostrar publicidade sobre a Noruega. Como é que isso aconteceu se o utilizador nunca pesquisou nada sobre isso? É fácil de explicar… É a Google à escuta.

A BBC fez uma pequena reportagem sobre este assunto e conversou com dois engenheiros especializados em cibersegurança para que estes produzissem uma app capaz de escutar uma conversa próxima. O vídeo pode ser encontrado aqui. Um dos ciberseguranças explicou à BBC que não tinha sido nada complicado criar uma app destas. “A única coisa que fizemos foi aproveitar uma funcionalidade que já existe no Android”, explicou.

 

Ok Google

Atualmente, o utilizador pode poupar imenso tempo ao “conversar” com o seu próprio equipamento. No caso dos Androids, o comando “Ok Google” permite dar uma ordem ou fazer um pedido ao smartphone. Por exemplo: - “Ok Google diz-me como vai estar o tempo hoje”. E o Google responde-lhe. Qual é o grande problema aqui? Ter o Google à escuta? Não… o problema é que a Google regista tudo aquilo que é pedido através deste comando.

 

Histórico e como eliminar

Então, quer saber se a Google anda mesmo à escuta? Aceda a esta página e diga-nos se tem andado a ser gravado(a) ou não. Do lado esquerdo do ecrã, escolha a opção “Eliminar atividade por” e elimine aquilo que quiser.
 

Como desligar?

Volte a aceder à pagina onde está guardada toda a sua atividade e olhe para o menu que se encontra do lado esquerdo do ecrã. Escolha a opção que diz “Controlos da atividade”. No menu que se abre, desligue a “Atividade de voz e de áudio”.


Veja também: