Como calcular áreas no Google Earth

Sabia que é possível calcular áreas no Google Earth? Uma ferramenta que pode dar muito jeito…

Como calcular áreas no Google Earth
Guarde este artigo. Pode dar jeito um dia destes…

Calcular áreas no Google Earth? Isso é algo que pode dar jeito a arquitetos! E não só… imagine que precisa de vender um terreno e não sabe o tamanho deste? Exato, também pode lhe pode dar imenso jeito a si! O processo é muito simples e pode ser uma grande ajuda na hora de calcular algumas dimensões… inclusive dos terrenos de formato irregular! Siga os passos.
 

Calcular áreas no Google Earth passo a passo

 

1. Google Earth

O primeiro passo para calcular áreas no Google Earth é… transferir o próprio Google Earth! Pode fazê-lo por aqui.
 

2. Localize a área que precisa

Abra o programa e escreva a morada do terreno ou da área que pretende medir. Se não souber a morada de cor, não faz mal… é muito fácil encontrar locais específicos dentro do programa. Já está?
 

3. Aproxime ao máximo (ou quase)

É importante aproximar a imagem ao ponto de conseguir perceber bem os limites do terreno ou da área que pretende medir. Só assim poderá calcular áreas no Google Earth de uma forma bem definida.
 

4. Adicionar Polígono

O Google Earth possui uma opção chamada “Adicionar polígono” que permite calcular áreas definidas pelo utilizar. Esta opção está disponível no menu existente no topo da imagem, ao lado do pionés – a segunda a contar da esquerda. Ao clicar nessa opção, vai abrir-se uma janela para que você nomeie a área que será determinada. Insira um nome e arraste essa janela para o lado, de forma a ter visão completa do local que pretende medir.

Agora, há duas formas para calcular áreas no Google Earth: clicando nos limites da área ou arrastando o cursor e "desenhando" as bordas. Experimente as duas e veja o que lhe dá mais jeito. Conseguiu definir a área? Clique em “Ok”.
 

5. Earth Point

Clique com o botão direito do rato sobre o nome do seu “novo” local e escolha a opção “copiar”. Agora, vá ao site Earth Point e “cole” na área de introdução de texto. Logo abaixo, onde diz “Area”, escolha a opção “Sq Meters” (Square Meters, em português, metros quadrados). Por fim, escolha a opção “View On Google Earth”. Abra o arquivo com o Google Earth e descubra as novas opções que lhe aparecem e que permitem descobrir a área do polígono desenhado por si.


Veja também: