Publicidade:

Como calcular o consumo de combustível do carro

Para saber como calcular o consumo de combustível do carro de forma exacta, basta uma simples conta matemática.

Como calcular o consumo de combustível do carro
Se não tem computador de bordo vai precisar de uma calculadora

Atualmente, os automóveis novos vêm equipados com um computador de bordo que, entre outras coisas, contabiliza o consumo de combustível em cada viagem. Porém, nem sempre os valores apresentados podem corresponder à verdade: os cálculos que são apresentados na altura da compra dizem respeito aos testes feitos em laboratório e não em estrada, o que nem sempre garante uma contagem precisa. Se quer saber como calcular o consumo de combustível do carro basta recorrer a simples cálculos matemáticos.

Como calcular o consumo de combustível do carro: exemplo prático

coo-calcular-consumo-de-combustivel-do-carro

Se quer garantir que sabe sempre qual o gasto do seu carro, basta fazer uma simples conta de matemática.

Temos como exemplo um dos carros mais vendidos em Portugal no ano passado: o Peugeot 208 com motor 1.6 HDi diesel de 92 cv. O consumo médio é de 3,8 l/100 km, e o depósito de combustível tem capacidade para 50 litros. Assim sendo, se dividirmos 50 (a capacidade do depósito) por 3,8 (consumo médio) e multiplicarmos esse resultado por 100 (distância percorrida), sabemos que a autonomia deste veículo será de 1315 km: isto se começarmos o percurso com um depósito cheio e o esvaziarmos completamente até ao final da viagem.

Contudo, bem sabemos que ninguém esvazia todo o depósito numa única viagem e que o consumo médio depende sempre de diversos factores que afetam a condução e, por consequência, os números concretos desta equação.

Como calcular o consumo de combustível do carro: vamos às contas

Assim sendo, para saber como calcular o consumo de combustível do carro deverá estar preparado para duas viagens à bomba de gasolina:

  • Encha o depósito até ao fim;
  • Coloque o conta-quilómetros a zero e faça uma utilização normal do carro;
  • Volte à bomba e encha o depósito novamente.

Tempo de voltarmos à Matemática e a um exemplo prático: imaginemos que percorreu exatamente 550 km e que colocou exatamente 40 litros. Só tem de dividir os litros (40) pelos quilómetros percorridos (550) e multiplicar por 100. Feitas as contas, o valor será 7,2. Assim sendo, está encontrado o consumo médio do seu veículo: 7,2 litros por cada 100 quilómetros percorridos.

De seguida basta olhar para a bomba de gasolina e ver quantos litros de combustível teve de abastecer. Foi esse o consumo de combustível que o seu carro fez. No entanto, este método não é muito certo, já que nesses 100 quilómetros pode ter tido uma condução atípica.

Para conseguir uma medição mais acertada os passos são semelhantes:
  • Ateste o depósito de combustível;
  • Coloque o conta quilómetros a zeros;
  • Conduza até esvaziar o depósito;
  • Volte a atestar;
  • Faça as contas.
Para isso basta recordar a regra de três simples. Multiplique por 100 o número de litros que abasteceu na segunda vez e divida pelos número de quilómetros percorridos. Simples, não é?

Agora que já sabe como calcular o consumo de combustível do carro de forma simples e eficaz, não se esqueça: se fizer sempre estas contas saberá exatamente os valores gastos pelo seu automóvel em todas as viagens.

Veja também: