Como calcular o consumo de combustível do carro

O método é fácil, basta usar matemática da primária. Saiba como calcular de forma mais precisa o consumo de combustível do seu carro. A regra é simples.

Como calcular o consumo de combustível do carro
Se não tem computador de bordo vai precisar de uma calculadora

Ficamos contentes quando os valores são 4 a 5 litros, e preocupados quando esses mesmos valores sobem aos 10 litros ou até mais. Falamos do consumo de combustível do seu automóvel

Apesar de vários carros já terem computador de bordo, que nos dá a indicação, entre muitas outras coisas, do consumo médio de combustível, há ainda muitos veículos sem essas tecnologias. É nestes momentos que é necessário pegar na calculadora para sabermos afinal quantos litros gasta o nosso carro para percorrer 100km - o método de medição em Portugal.

Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.
Para si que não tem computador de bordo, ou então quer ter a certeza que não há erros de medição, pode seguir alguns métodos. Deixo-lhe uma dica: não acredite cegamente nos valores indicados pelos concessionários, já que o cálculo do consumo de combustível é feito em laboratório, bem como a medição de emissões de CO2.

Contudo, crê-se que a partir de setembro de 2017 essas medições sejam feitas em estrada e apesar de o objetivo passar pelo aperfeiçoamento da medição das emissões de CO2, conseguiremos, consequentemente, uma medição do consumo de combustível mais precisa.


Como calcular o consumo de combustível

A medição dos consumos pode ser feita de várias formas, mas todas elas envolvem algum tempo para que o seu carro lhe possa fornecer valores mais precisos. Se decidir medir o consumo de combustível irá precisar de:
  • uma calculadora ou uma folha e caneta com um cérebro treinado para contas de multiplicar e dividir;
  • duas viagens à bomba de combustível.

De seguida vem a ciência, que é bastante básica.

1. Ateste o depósito de combustível;
2. Coloque o conta quilómetros a zeros;
3. Percorra 100 quilómetros;
4. Volte a atestar o depósito.

De seguida basta olhar para a bomba de gasolina e ver quantos litros de combustível teve de abastecer. Foi esse o consumo de combustível que o seu carro fez.
No entanto, este método não é muito certo, já que nesses 100 quilómetros pode ter tido uma condução atípica.

Para conseguir uma medição mais acertada os passos são semelhantes:
1. Ateste o depósito de combustível
2. Coloque o conta quilómetros a zeros
3. Conduza até esvaziar o depósito
4. Volte a atestar
5. Faça as contas


Vamos fazer as contas

Para isso basta recordar a regra de três simples. Multiplique por 100 o número de litros que abasteceu na segunda vez e divida pelos número de quilómetros percorridos.

Vamos a um exemplo: quando voltou a encher o depósito necessitou de 35 litros e percorreu 500 quilómetros, logo: 35x100 = 3500 / 500 = 7
Depois de calcular o consumo de combustível saberá que o seu carro gasta 7l por cada 100 quilómetros.
Simples, não é?


Veja também: