Como deslocar-se em Amesterdão

Nem só de bicicleta ou barco se circula em Amesterdão. Conheça a vasta rede de transportes que a capital holandesa tem à disposição de quem a visita.

Como deslocar-se em Amesterdão
Em Amesterdão, há mais bicicletas do que habitantes

Quando se pensa na principal cidade holandesa, a imagem de incontáveis bicicletas a circular ou estacionadas nas pontes e nos postes junto aos passeios é inevitável, e pode levar-nos a esquecer que na cidade há outras formas de nos movimentarmos. No entanto, a pergunta Como deslocar-se em Amesterdão faz todo o sentido, uma vez que são várias os meios de transporte disponíveis, do metro ao elétrico, passando pelo autocarro e pelo ferryboat.

Se está a pensar dar um salto a Amesterdão, conheça as várias maneiras de circular na cidade, mas antes, saiba que o cartão “I amsterdam City Card” é uma maneira prática de usar metro, autocarro e elétrico, e ainda lhe dá acesso a várias atrações de forma gratuita, como um cruzeiro de barco pelos canais. Está disponível para 24, 48, 72 ou 96 horas de utilização. Pode optar ainda pelos cartões OV-chipkaart ou pelos bilhetes avulsos.
 

6 meios de transporte ao seu dispor em Amesterdão
 

Elétrico

Eletrico Amesterdão

Acreditamos que este vai ser o transporte público que mais irá utilizar na sua visita e por isso tinha de ser a primeira sugestão neste artigo sobre "Como deslocar-se em Amesterdão". O elétrico - ou tram - cobre de uma forma bastante completa a cidade e passa pelos mais importantes monumentos e atrações turísticas. Para além disso, permite-lhe ir observando a cidade, uma grande vantagem em relação ao metro. Se estiver na paragem, o elétrico irá parar, mesmo que não faça sinal. 

Como na maior parte dos transportes em Amesterdão, tem de fazer check-in e check-out, ou seja, passar o cartão ou o bilhete pelas máquinas de validação no início e no final da viagem. Quando andar a pé, tenha atenção aos trilhos e aos elétricos, para não ser apanhado de surpresa pelo veículo.



Autocarro

Trata-se um meio de transporte complementar ao elétrico, que chega um pouco mais além no que aos arredores da cidade diz respeito. Para além dos autocarros da rede estatal de transportes GBV, existem algumas linhas do operador privado Connexxion, cujos veículos o podem levar um pouco mais longe - aos moinhos de Zaanse Schans, por exemplo. Existem linhas de autocarro noturnas, que partem da Estação Central e percorrem diferentes áreas, sendo muito útil para viagens “fora de horas”.
 


Comboio

Estação Central Comboio Amesterdão

É o meio mais utilizado para ir do aeroporto ao centro de Amesterdão e vice-versa. Se na sua visita se restringir ao coração da cidade, provavelmente só o irá utilizar nessa situação, ainda que existam estações de comboio espalhadas pela cidade. Da Estação Central de Amesterdão partem comboios para várias cidades holandesas, oferecendo ainda ligações diretas a França, Bélgica e Alemanha.



Metro

A rede de metro de Amesterdão é de dimensão reduzida. Parte da Estação Central de Amesterdão, ponto de encontro de vários tipos de transporte, e é especialmente utilizado para se chegar a bairros fora do coração histórico da cidade, como Bijlmer, Amstelveen e Diemen. No centro da cidade, o elétrico é mais apelativo do que o metro, até porque tem uma frequência maior. Se quiser ir visitar o Estádio do Ajax, o metro é uma boa opção.




Ferryboat

Ferry Amesterdão

Este é um meio de transporte gratuito, que permite que peões, ciclistas e condutores de scooters atravessem o lago IJ, do centro histórico da cidade para Amsterdam-Noor e vice-versa. Amsterdam-Noor é uma zona menos turística, mas com um ambiente cultural e hipster bastante animado, onde não faltam bares e museus. Se estiver no centro e quiser dar um salto a Amsterdam-Noor, apanhe o ferry na Estação Central. Disponível com bastante frequência 24 horas por dia.

 

Bicicleta

Bicicletas Amesterdão

Não podíamos terminar o artigo sobre “Como deslocar-se em Amesterdão” sem falar num dos principais símbolos da cidade: a bicicleta. Nenhum visitante deveria deixar a capital holandesa sem experimentar pedalar e circular em duas rodas como um verdadeiro local. A geografia plana e os corredores nas ruas dedicados às bicicletas, tornam este meio de transporte ecológico muito apelativo. Tanto pode alugar uma bicicleta e circular livremente, como aderir a uma visita guiada sobre duas rodas.

À procura de alojamento em Amesterdão? Encontre o melhor hotel ao melhor preço! >>

Veja também: