Como poupar no seguro automóvel

Reavaliar as coberturas de risco para o seu veículo e adoptar uma condução responsável poderão ser boas formas de poupar dinheiro no seguro automóvel.

Como poupar no seguro automóvel
Dicas para poupar na contratação de um seguro automóvel

Antes de comprar seu próximo veículo, considere o custo do seguro do carro novo. Compare os valores de seguro automóvel para diferentes marcas e modelos. Ficará surpreso ao descobrir o quanto mais caro é um seguro de um automóvel de modelo desportivo, ou de outro modelo qualquer de grande cilindrada.

Se é um carro de modelo antigo, pense em deixar de usar uma protecção contra colisão ou uma cobertura global. Se você considerar o valor da dedução e do prémio de seguro que tem de pagar por estas duas coberturas poderá não fazer muito sentido pagar muito dinheiro pelo seguro automóvel desse veículo, pois caso ocorra uma perda total, dará uma quantia relativamente baixa para um carro de menor valor.

 

Descontos no seguro automóvel

Encontre descontos em seguros. Os descontos são um meio importante que as diferentes seguradoras usam para se destacarem das demais e poderem negociar com os seus clientes.

Aqui está uma lista de deduções mais comuns que as empresas oferecem, as quais deverá ter em conta se quiser gastar menos dinheiro no seguro automóvel:

• Veículos com poucos quilómetros percorridos;
• Condutores antigos;
• Curso de condução defensiva;
• Dispositivo anti-roubo;
• Equipamentos de segurança: como airbags laterais e travões ABS;
• Lealdade: clientes de longa data.

 

Depois de analisar a lista indicada, não se esqueça de perguntar se existem outros descontos adequados ao seu perfil que lhe possam oferecer no seu seguro automóvel, de forma a minimizar os impactos que o valor destes poderá causar nas suas finanças pessoais.

 

Também importante: Conduza com cuidado. Já sabe que beber álcool, consumir drogas ou tomar medicamentos que afectem a sua capacidade de condução está fora de questão, pois além de ilegal é altamente perigoso para si e para terceiros. Evite distracções como o uso do telemóvel e a perturbação de eventuais passageiros. Fique atento ao ambiente e ao clima.

 

Para evitar desequilíbrios nas suas finanças pessoais todas as dicas são úteis, uma vez que é fundamental não ter registo de sinistros para conseguir pagar menos dinheiro pelo seu seguro automóvel.

 

Veja também: