Como escolher a máquina de lavar roupa

Vai comprar uma máquina de lavar roupa e quer fazer a escolha acertada? As nossas dicas vão ajudá-lo.

Como escolher a máquina de lavar roupa
Ouça a sua carteira… e o ambiente!

A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico imprescindível em milhares de lares portugueses. Uma família com 2 a 4 pessoas reúne, em média, 3,5 quilos de roupa por lavagem, pelo que possuir uma máquina de lavar roupa facilita, em larga medida, esta tarefa.
 

7 fatores que deve ter em consideração para fazer a melhor escolha:

 

Consumo

Hoje em dia já é possível comprar uma boa máquina com baixos consumos de água e eletricidade. Se lhe for possível, opte por um aparelho com eficiência energética superior (categoria A). Uma máquina “topo de gama” nos consumos apresenta uma classificação AAA, ou seja, de classe A no que diz respeito a eficiência energética, eficiência de lavagem e de centrifugação. As máquinas com esta etiqueta são mais caras mas este é um investimento pago ao longo do tempo, visto que vai estar a adquirir um aparelho mais eficiente, logo mais económico.
 

Capacidade de carga

Este é um dos aspetos mais importantes a ter em conta na escolha da máquina de lavar, e está diretamente relacionado com a quantidade de roupa que, em média, precisa de lavar, a frequência de lavagem e o espaço de que dispõe para secá-la. Algumas máquinas têm, já, capacidade para 12 kg de roupa mas esta opção, podendo ser bastante atrativa para famílias numerosas, não será a mais indicada para um casal, por exemplo. Convém relembrar que a máquina deve ser posta a lavar com a carga máxima e, pressupondo novamente uma situação de uma família com 2 a 4 pessoas, não é compensatório optar por um modelo com um tambor muito grande.
 

Ruído

A questão do ruído pode não parecer muito importante se dispõe de uma casa grande com um anexo que funciona como lavandaria, mas se, pelo contrário, tiver de acomodar a sua máquina de lavar na marquise ou na cozinha de um apartamento, o caso muda de figura. Uma máquina é muito silenciosa se efetuar uma lavagem abaixo dos 52 decibéis, silenciosa entre 52 e 55 decibéis e ruidosa a partir de 56 decibéis.
 

Eficácia de centrifugação

Na hora de escolher a sua máquina de lavar roupa, deverá estar atento à capacidade de centrifugação da mesma, sabendo que quanto maior a velocidade de centrifugação, mais caro será o aparelho. Os modelos mais atuais apresentam valores entre as 400 e as 1200 rotações por minuto (rpm), no entanto um aparelho que trabalhe com valores intermédios (650 a 1000 rpm) é perfeitamente satisfatório. Uma velocidade de centrifugação superior vai fazer com que a roupa saia da máquina com menos humidade, o que facilita a secagem; no entanto, esta também ficará mais enrugada, dificultando o engomar. Não se esqueça que o sol e o vento secam de forma gratuita e ecológica pelo que, com bom tempo, pode reduzir a velocidade de centrifugação sem qualquer problema.
 

Tipo de cuba

Este é outro aspeto que não deve descurar na escolha da sua máquina. A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico que durará, em princípio, uns bons anos e a composição da cuba influi diretamente no tempo de vida útil do aparelho. A cuba pode ser composta por esmalte, fibra ou inox. O esmalte é o material mais tradicional e o mais económico mas é o que está, também, mais sujeito a calcário. A fibra, por outro lado, é mais leve e não provoca tanto desgaste na máquina, no entanto é mais frágil. O material mais resistente aos detergentes e à temperatura é o inox, pelo que as misturas entre estes dois materiais (fibra e inox) apresentam a solução mais vantajosa em relação à composição da cuba, tornando-a ao mesmo tempo leve e resistente.
 

Programas especiais… e úteis?

Esteja atento aos extras e programas especiais dos aparelhos antes de fazer a sua aquisição. Algumas máquinas apresentam mais de 20 programas, o que inflaciona o preço. Se algumas funções adicionais se podem revelar úteis e fazer valer a pena o investimento, outras há que nem tanto - tudo depende do seu perfil de utilizador. Os programas e extras mais comuns na maior parte das máquinas de lavar roupa atuais são a possibilidade de programar a máquina para trabalhar de noite, no tarifário bi-horário (maior poupança), a lavagem intensiva,  paragem de cuba cheia ou a escolha entre um display digital ou tradicional.
 

Compare preços antes de comprar

Por ultimo, mas não menos importante: não deixe de comparar preços. Sabia que uma máquina de lavar roupa pode apresentar discrepâncias de preço na ordem dos 300€ em duas cadeias de retalho diferentes? Se já seguiu as dicas anteriores e conseguiu reduzir a sua lista a um ou dois modelos, está na altura de perceber onde pode fazer a escolha acertada ao melhor preço e começar já a poupar na lavandaria.
 
Veja também: