Como evitar vírus no computador

Aprenda a evitar vírus no computador. É uma boa forma de prolongar a vida útil do mesmo…

Como evitar vírus no computador
Proteja-se, por amor ao seu computador!

Evitar vírus no computador é bem mais fácil do que parece. Basta ter alguns cuidados e utilizar os programas certos. Não tem nada que enganar… e, com alguma sorte, consegue aumentar a vida útil do seu “mais que tudo”. 
 

O que é um vírus?

Um vírus é um software com um código malicioso que pode afetar o seu computador e trazer-lhe grandes problemas. Pode roubar-lhe informação confidencial, fazer com que o computador fique mais lento, abrir “portas” a pessoas mal-intencionadas… É por isso que é extremamente importante aprender como evitar vírus no computador. Nós ajudamos.
 

6 dicas para evitar vírus no computador

 

Utilize um antivírus

Um antivírus não é o único responsável pela proteção do seu computador contra estas ameaças. Mas é, sem dúvida alguma, a primeira grande ajuda que pode ter para evitar vírus no computador. Hoje em dia, há diversos antivírus disponíveis que disponibilizam várias ferramentas para evitar todo o tipo de ameaças. Precisa de sugestões? Nós temos algumas.
 

Mantenha o software atualizado

O que é o software? É o sistema operativo e os programas que utiliza no computador, por exemplo. E sabe porque é que estão sempre a sair atualizações para todo o tipo de software? Não é só pelas novas potencialidades oferecidas pelo computador… é também pela segurança. Uma boa forma de evitar vírus no computador é mantendo o software atualizado.
 

Não instale programas de fontes desconhecidas

Uma boa pesquisa em qualquer motor de busca (no Google, por exemplo) pode ajudá-lo a encontrar programas que fazem tudo e mais alguma coisa. Há, contudo, um problema. Há programas que foram criados apenas para espalhar certos vírus pelos computadores. Faça tudo por tudo para instalar programas de fontes conhecidas e fidedignas.
 

Não aceda a sites duvidosos

Aceder a um site duvidoso é meio caminho andado para ver o seu computador infetado por vírus. Não se meta em grandes aventuras… Hoje em dia, os próprios browsers já o ajudam a controlar os sites a que acede. Se receber um aviso ao tentar aceder a um site, volte atrás. É melhor prevenir, certo?
 

Não abra emails desconhecidos

Os emails desconhecidos (e fraudulentos!) são uma das maiores fontes de vírus para computadores. Quantos utilizadores é que não caem no conto do vigário ao abrir um email de um remetente desconhecido? Depois aparecem aquelas promoções… “Clique aqui e ganhe mil euros!”. E, de repente, em vez de mil euros, ganhou um vírus.
 

Cuidado com os pop-ups

Utilize um bloqueador de pop-ups no seu browser. Apesar da maior parte das janelas de pop-up ser apenas de anúncios, existe uma pequena porção que possui código maligno e não seguro. Ou que o pode levar a aceder a sites duvidosos. Previna-se, por amor ao seu computador! 


Veja também: