Como fazer um plano de negócios

A estrutura, a informação que deve ter ou a forma como é apresentado são tudo factores para se chegar a um bom plano de negócios. Saiba como fazê-lo da melhor forma.

Como fazer um plano de negócios
A estrutura de um plano de negócios é fundamental para que funcione
  • Antes de se atirar às feras, veja como poderá fazer um bom plano de negócios

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancers

Há uma ideia incrível a fervilhar dentro da sua cabeça que quer por em prática? Olhou para o mercado e percebeu que existem oportunidades de negócio que não estão a ser exploradas? Quer mudar de vida e abrir o seu próprio negócio?

Tudo isto será possível, mas nós ajudamo-lo a estruturar da melhor forma as suas ideias, dando-lhe algumas dicas de como fazer um plano de negócios. Saiba qual a melhor forma de o fazer.

 

Organização do plano de negócios

A estrutura:

Este ponto é fundamental para o seu plano de negócios. Antes de começar a colocá-lo no papel, tente estruturá-lo por tópicos de forma a organizar ideias e dar-lhe um sentido. Procure não se esquecer de nada.

 

Dicas para a apresentação:

A apresentação de um plano de negócios tem uma importância fulcral em todo o processo. Importa o conteúdo, mas importa também a forma como esse conteúdo é apresentado, o que poderá fazer toda a diferença na percepção do mesmo. Fique com algumas dicas de como apresentar da melhor forma o seu plano de negócios.

  • Aposte na simplicidade e na sintetização dos conteúdos;
  • Tente ser o mais objectivo e realista possível. Irá facilitar a passagem da mensagem;
  • Foque-se no planeamento financeiro e na forma como o estrutura. 

 

Evite erros como:

  • Apresentar números que não sejam reais.
  • Apresentar um plano de negócios demasiado grande.
  • Apresentar propostas que não sejam devidamente argumentadas e justificadas.

 

O que o seu plano não pode deixar de ter

1. Sumário executivo: 

Esta parte do plano é fundamental e terá de apresentar todo o plano de negócios de forma sucinta. 

 

2. A sua apresentação: 

É importante que as pessoas saibam quem é, qual o percurso profissional, entre outras coisas. Se já teve experiência em projectos na área que está a propor, destaque-os com mais detalhe. 

 

3. Contextualização do mercado de actuação: 

Convém haver uma análise prévia do mercado e perceber de que forma o seu negócio poderá encaixar e singrar nele. Vá directo ao ponto.

 

4. Metas e objectivos: 

Explique exactamente para onde quer ir o que irá fazer para atingir as metas traçadas. Imponha prazos.

 

5. Plano financeiro: 

É importante que as previsões financeiras estejam bem estruturadas e que o orçamento tenha viabilidade.  Neste campo poderá entrar também opções de investimento.

 

O que é um plano de negócios

Um plano de negócios consiste num documento que se pode tornar o seu melhor amigo nesta fase inicial. Este documento será o ponto de partida e a estratégia para o seu negócio. Será também a forma de estruturar todas as ideias e respectivo plano de execução. Pode encarar este plano como uma apresentação que irá funcionar para expor a sua ideia de negócio, seja a investidores, parceiros ou financiadores.

 

Veja também: