Como fazer um quarto montessoriano para o bebé

O quarto montessoriano promove a autonomia do bebé e estimula o seu desenvolvimento. Saiba como preparar um para as suas crianças.

Como fazer um quarto montessoriano para o bebé
5 passos simples para decorar o quarto do seu bebé

O quarto montessoriano descende do método Montessori, criado em 1907 por Maria Montessori, a primeira mulher a licenciar-se em medicina, em Itália, no final do século XIX. Com este método, Montessori defendia e incentivava a criação de um ambiente de aprendizagem mais criativo e mais adequado às limitações físicas das crianças.

Mais importante do que qualquer método, criar as condições que auxiliem a libertação da verdadeira natureza de um indivíduo e que permitam a evolução da criança era, para Maria Montessori, o mais relevante. O quarto montessoriano é o exemplo perfeito desta filosofia que assenta em seis pilares:
  • Autoeducação
  • Ambiente Preparado
  • Adulto Preparado
  • Criança Equilibrada 
  • Educação como ciência
  • Educação Cósmica
 

5 passos para fazer um quarto montessoriano

Qual é a base de um quarto montessoriano? Simples. O quarto deve ser preparado considerando a perspetiva do bebé, ou seja, os movéis, brinquedos e decoração devem estar ao seu nível, para que a criança se torne autónoma e, assim, se movimente livremente no seu espaço, explorando e organizando todas as suas coisas. 

Apesar disto, naturalmente, o espaço deve ser organizado considerando a segurança do bebé que deve também ser acompanhado por um adulto.


A cama no chão

quarto montessoriano ideia

Na verdade, não precisa de ser uma cama. Passando a fase do berço, deve ser colocado no chão um colchão para que os movimentos do bebé não fiquem limitados e este possa entrar e sair da cama sozinho. Também pode ser uma estrutura de uma cama, para os pais mais tradicionais, porém, esta tem que ser rasteira. Para tornar o espaço mais confortável, pode colocar um tapete e várias almofadas em recantos de quarto que, não só vai amparar as quedas e proteger o bebé, como as diferentes texturas vão estimulá-lo.
 


Móveis em miniatura

O mais possível, todos os móveis devem estar ao nível das crianças. Ou seja, bancos, mesas, cadeiras adequadas a crianças, os móveis onde estão os brinquedos, as prateleiras, a mesinha de cabeceira e tudo o que for possível adaptar à escala do seu bebé.
 


Tudo ao nível dos pequenos

O quarto deve ser prepardo pelos pais mas a criança deve estar presente para saber onde arrumar e encontrar os seus objetos e brinquedos preferidos que devem estar ao seu alcance. Assim, todos os armários, brinquedos, livros, fotografias e objetos de decoração devem estar ao nível dos olhos do seu filho e acessíveis ao seu tamanho. Experimente gatinhar ou sentar-se no quarto para perceber qual será a altura mais adequada.
 


Aposte no minimalismo

Quarto montessoriano

Já sabe: menos é mais. No que diz respeito às crianças, esta máxima é ainda mais importante. Lembre-se: o quarto é para o bebé, não para si, por isso, tenha apenas aquilo que for essencial ao seu filho. Privilegie materiais seguros para as crianças, com acabamentos fofos e felpudos ou de borracha. 

Evite ter coisas a mais e desnecessárias - até para que a criança saiba dar valor ao que tem e tenha mais autonomia na escolha - e não guarde os brinquedos em espaços fechados, tenha-os visíveis para o seu filho tome a iniciativa de escolher com o que quer brincar.

 

Os estímulos são essenciais

De acordo com Maria Montessori, as crianças são uma esponja e, nos primeiros anos, é pelos órgãos sensoriais, ou seja, a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar, que captam as informações que depois são absorvidas pelo cérebro e traduzidas em conceitos (frio/quente, áspero/fofo, etc.), por isso é essencial que o quarto montessoriano seja criado considerando estes aspetos.

É boa prática ter um espelho para que o bebé se conheça e reconheça. Assim como música com sons instrumentais ou música clássica, normalmente apreciada pelos mais pequenos e um mobile com várias formas geométricas e cores garridas.
Decore a sua casa como sempre idealizou, sem complicações financeiras >>
Veja também: