Reutilizar: como fazer velas em casa em 10 passos

Tem velas velhas que quer reutilizar? Ou apenas tem vontade de meter mãos à obra e desenvolver mais trabalhos manuais? Saiba como fazer velas em casa.

Reutilizar: como fazer velas em casa em 10 passos
Pode reutilizar velas velhas

Tentar simplificar tempos atuais de tecnologias e vida apressada, leva muita gente a querer trabalhar mais com as mãos e abraçar alguns hobbies que até ajudam a poupar. Seja qual for a razão, saiba como fazer velas em casa, uma atividade criativa e interessante.

Pode jogar com fragrâncias, cores e formas. Pode até transformar um passatempo numa nova ideia de negócio.

Como fazer velas: dicas iniciais

Antes de começar, planeie por alto o que vai fazer, para saber o que vai comprar. Pode usar parafina, a escolha mais popular por derreter rapidamente e por ser barata. Também pode comprar cera de abelha (o tipo que funciona melhor com óleos essenciais, apesar de ser mais cara), ou cera de soja (a que arde mais devagar e a mais amiga do ambiente).

Saiba que também pode usar velas velhas, meio usadas. Para isso basta derretê-las.

velas velhas

Tenha um área de trabalho ampla., limpa e protegida. Use folhas de jornal para a forrar e não ter de se preocupar com derrames. Mantenha contudo, alguma água morna com sabão e uma toalha ou panos velhos, caso haja alguma acidente.

Compre tintas à base de óleo (corantes alimentares não servem, mas existe tinta própria para velas), óleos essenciais e aromas, assim como jarros e recipientes, consoante o que quer fazer. Pode encontrar os materiais em hipermercados, papelarias e lojas que tenham produtos ligados às artes e trabalhos manuais, ou até comprar online.

Como fazer velas: “receita” passo-a-passo

Saiba como fazer velas seguindo esta ordem

1. Corte a(s) cera(s) que quer usar em bocados pequenos ou até em aparas, pois derretem mais rapidamente. Tente fazer com que todos os pedaços tenham tamanho semelhante para derreterem ao mesmo tempo.

2. Se usar pedaços de vela antiga, misture com alguma cera nova, para fazer render.

cera

3. Entretanto, encha uma panela larga com água e ponha a ferver.

4. Use, por exemplo, um copo medidor com asa, ou um tacho mais pequeno ou uma taça tipo pirex. Algo que caiba na panela grande e que seja fácil de manobrar. Coloque lá os pedaços ou aparas de cera.

5. A sua cera vai praticamente cozinhar em banho-maria. Use um termómetro de culinária (do tipo usado para fazer caramelo), para controlar a temperatura. Por exemplo, a parafina derrete entre os 50 e 60ºC, enquanto pedaços de vela velhas derretem aos 85ºC. Neste último caso, não se esqueça de retirar o pavio cuidadosamente.

6. Adicione os aromas e/ou os corantes ou tintas. Tenha cuidado com as quantidades e misture tudo bem.

7. No jarro ou frasco escolhido para receber a vela, coloque o pedaço de pavio (corda de algodão) já previamente colado à base de latão. Pode inclusivamente cortar um círculo de uma tampa de metal para construir a base. Segure o pavio com um pau de espetada.

8. Deite a cera no frasco, devagar e com cuidado.

vela

9. Deixe arrefecer e endurecer, pelo menos entre 12 a 24 horas.

10. Retire o pau e corte o excesso de pavio. Teste a sua vela.

Fazer velas torna-se uma atividade descontraída e criativa, que pode ser uma excelente atividade familiar para as férias de verão.

Veja também: